Dólar em queda após liberação de venda de subsidiárias das estatais
O dólar opera em queda , nesta sexta-feira (7), refletindo os avanços da política nacional.
Por volta das 9h15, o dólar registrava uma queda de 0,209% sendo negociado a R$3,8738. O mercado está reagindo positivamente ao anúncio da liberação de subsidiárias de empresas estatais sem o aval do Congresso Nacional.
Além disso, mercado segue atento a possibilidade de criação da moeda única com a Argentina. Ademais, relação entre Estados Unidos e México demonstra avanço.
STF libera venda da TAG
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, derrubou a liminar que impedia a venda de 90% da subsidiária da Petrobras, a Transportadora Associada de Gás (TAG).
“Em respeito à decisão colegiada tomada por maioria pelo Tribunal Pleno nesta data, alterada substancialmente a decisão de efeito vinculante que servia de paradigma para amparar a pretensão dos reclamantes, e com a ressalva da posição deste Relator, nego seguimento as presente reclamações, tornando sem efeito a decisão liminar anteriormente deferida”, disse Fachin.
Saiba Mais: STF libera venda de subsidiárias de empresas estatais
A TAG foi vendida ao grupo francês Engie e o fundo canadense Caisse de Dépôt du Québec (CDPQ). A negociação está avaliada em US$ 8,6 bilhões.
Moeda única com Argentina
O presidente da República, Jair Bolsonaro, afirmou na última quinta-feira (6), juntamente com o ministro da Economia, Paulo Guedes, sobre um plano de criar moeda única com a Argentina.
Saiba Mais: Bolsonaro e Guedes falam sobre criação de moeda única com a Argentina
O moeda entre Brasil e a Argentina se chamaria peso real. A ideia de criação não é nova, ela vem sendo discutida desde a criação do Mercosul.
EUA X México
Conforme o ministro de Relações Exteriores do México, Marcelo Ebrard, o país deslocará cerca de 6 mil integrantes da guarda nacional para a fronteira com os Estados Unidos. O anúncio foi feito na última quinta-feira (6).
O principal objetivo do México é atender as expectativas do presidente norte-americano e impedir de que os EUA imponha taxas.
Saiba Mais: México e Estados Unidos discutem tarifas nesta segunda
Donald Trump anunciou ,na quinta-feira dia 30, uma taxa de 5%, que crescerá de forma gradativa até alcançar os 25%, sobre os produtos do mexicanos. A medida foi imposta com objetivo de que haja redução da entrada de imigrantes clandestino.
Última cotação
Na última sessão, que ocorreu na quinta-feira (6), o dólar teve uma queda de 0,326% sendo negociado a 3,8826.