O dólar inicia a manhã desta sexta-feira (5) em alta. Por volta das 9h10, a moeda norte-americana subia +0,282% sendo negociada a R$ 3,81 na venda.
A aprovação da reforma da Previdência é o principal influenciador do dólar desde a última quinta-feira (4). Embora o texto tenha saído da Câmara dos Deputados com algumas modificações, gera otimismo no mercado que espera por um retomada econômica do Brasil.
Reforma da Previdência
A votação do parecer do relator Samuel Moreira sobre a reforma da Previdência foi concluída na madrugada desta sexta-feira (5).
A reunião durou 16 horas e a maior parte dos destaques apresentados pelas bancadas partidárias com o objetivo de mudar o texto do relator foram derrubadas. Além disso, outros 99 destaques individuais foram rejeitados.
Após a aprovação da reforma na comissão especial, ela volta para o plenário da Câmara onde será por dois turno de votação. Nessa fase da tramitação, a proposta precisa de ao menos 308 dos 513 votos dos parlamentares para que siga ao Senado.
Mercosul e União Europeia
O presidente da Argentina, Mauricio Macri, anunciou nesta quinta-feira estar juntamente com o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, negociando um acordo de livre comércio com os Estados Unidos.
Saiba mais: Macri afirma estar conversando com Brasil sobre comércio livre com os EUA
“O ministro das Relações Exteriores me disse que estamos falando com o Brasil para termos um acordo de livre comércio com os Estados Unidos. O mundo se interessa por se relacionar conosco”, afirmou Macri.
Além disso, durante evento Macri comentou sobre o acordo entre a União Europeia e Mercosul. Segundo o presidente, o acordo é uma oportunidade histórica.
Acordo para Lula
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou o acordo comercial entre a União Europeia e o Mercosul.
De acordo com o ex-ministro da Defesa, Celso Amorim, que acompanhou o encontro entre os dois políticos, Lula afirmou a aliança entre os blocos pode representar uma desindustrialização dos países latinos.
Saiba mais: Acordo comercial entre Mercosul e UE ameaça países latinos, diz Lula
“Vamos exportar matérias-primas e primários, em troca de produtos manufaturados europeus”, explicou.
Última cotação
Na última sessão, na quinta-feira (4), o dólar registrou um recuo de -0,708% sendo negociado a R$ 3,7993.