Dólar inicia sessão em alta e mercado aguarda dados dos EUA
Seguindo o ritmo da última sessão, o dólar abre esta sexta-feira (3) com leve alta. Nesta manhã (9h10) a moeda norte-americana subia 0,23% sendo cotada a R$ 3,968.
O dólar ainda opera sobre as notícias do dia anterior, onde o pregão foi movimentado pela digestão da manutenção da taxa de juros, pelo Federal Reserve (Fed) e também por conta da falta de novidades sobre a reforma da Previdência. Para esta sexta, além dos juros e da reforma, o mercado aguarda dados econômicos dos Estados Unidos e do Brasil.
Estados Unidos
Na última quarta-feira (1), o Federal Reserve (Fed, banco central dos EUA) manteve a taxa de juros do país entre 2,5% e 2,5% ao ano.
Tal decisão já era esperada pelo mercado, mas o banco surpreendeu quando indicou que não deverá fazer alterações nos juros no decorrer deste ano.
Quando os juros dos Estados Unidos sobem, os investimentos passam render mais e países com o Brasil passam a ter maior dificuldade de atrair investidores estrangeiros. Em contrapartida, quando os juros caem, os investidores buscam economias como a brasileira para obter mais rendimento.
Saiba mais: ADRs encerram em queda de 1,87% após decisão do Fed nos EUA
Na última quinta-feira (2), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, publicou em seu Twitter que o economista Stephem Moore não será escolhido para o Fed. Moore era o mais cotado para o cargo, no entanto, de acordo com Trump, foi ele quem desistiu do posto.
Às 9h30 devem ser divulgados os dados relativos aos empregos, a balança comercial e o PMI industrial dos Estados Unidos.
Reforma da Previdência
O mercado segue monitorando a tramitação da reforma da Previdência, que no momento está estagnada. Na última terça-feira (30), o presidente da comissão, deputado Marcelo Ramos (PR-AM), afirmou que “baterá o martelo” no cronograma, no entanto, o texto da comissão deverá ser votado apenas em junho.
Última cotação
Na última sessão, na quinta-feira (2), o dólar registrou uma alta de 0,923% sendo negociado a R$ 3,9589.