O dólar iniciou o mês de abril em queda.
Na manhã desta segunda-feira (1), a moeda norte-americana apontava um recuo de -0,896% sendo vendida a R$ 3,8803. Em novo ritmo, a reforma da Previdência direciona o cenário nacional e o mercado aguarda novidades sobre a proposta, que será apresentada por Paulo Guedes à CCJ, na próxima terça-feira (2). Nem mesmo o otimismo no exterior, devido ao progresso das negociações comerciais, fez o dólar operar em alta.
Confira os principais assuntos que devem movimentar está segunda-feira:
- Reforma da Previdência;
- Negociações comerciais.
Reforma da Previdência
O mercado segue com olhos atentos à Reforma da Previdência e ao governo de Jair Bolsonaro que chega ao seu quarto mês.
Serão avaliados durante os dias, possíveis movimentações sobre a tramitação da reforma, que já tem seu relator escolhido na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), o deputado Delegado Marcelo Freitas, do PSL.
Saiba mais: Fôlego para a PEC da Previdência: entenda como a crise foi amenizada
Além disso, na próxima quarta-feira (3) o ministro da Economia, Paulo Guedes, deverá explicar a reforma da Previdência na CCJ.
De acordo com o “Valor Econômico”, a reforma tem maioria na CCJ. O jornal afirma que se a proposta entrasse hoje em votação, teria 35 votos a favor, 21 conta e 10 indecisos.
Negociações comerciais
O Conselho de Estado da China informou que serão mantidas suspensas as tarifas sobre veículos e autopeças dos Estados Unidos. O anúncio da medida aconteceu no último domingo (31).
Saiba mais: Tarifas adicionais sobre bens dos EUA seguirão suspensas, diz China
A iniciativa da China acontece logo após os Estados Unidos anunciarem o adiamento da alta nas tarifas sobre importações chinesas.
Em dezembro último, a China havia informado a suspensão das tarifas adicionais de 25% sobre veículos e autopeças fabricados nos Estados Unidos por três meses, após uma trégua na guerra comercial entre as duas maiores economias do mundo.
Última cotação
Na última sexta-feira (29), o dólar registrou uma queda de 0,051% sendo negociado a R$ 3,9154.