Dividendos: Vale (VALE3) entra e Itaú (ITUB4) sai de carteira trimestral do BB Investimentos; veja lista

Em relatório sobre sua carteira de dividendos, os analistas do BB-BI incluíram a Vale (VALE3) e retiraram o Itaú Unibanco (ITUB4) do portfólio recomendado para os próximos três meses (23 de dezembro a 24 de fevereiro).

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/10/Lead-Magnet-1420x240-1.png

No trimestre que se inicia em dezembro de 2023, a carteira BB Dividendos retirou quatro ações: Allos (ALOS3), Bradespar (BRAP4), Itaú Unibanco (ITUB4) e Porto Seguro (PSSA3). No lugar entraram Copasa (CSMG3), CSN (CSNA3), Isa CTEEP (TRPL4) e Vale (VALE3)

Os analistas do BB projetam um dividend yield para Vale de 7,3%. Para a Copasa, o yield estimado é também de 7,3%, enquanto CSN e Isa CTEEP têm yield de 6,9% e 6,7%, respectivamente. 

Desde janeiro de 2020, o desempenho da carteira de dividendos do BB-BI foi de 154,4%, enquanto o Índice de Dividendos da B3 (IDIV) mostra uma rentabilidade de 134,5% na mesma janela.

Veja a carteira de dividendos do BB:

  • Cielo (CIEL3): 10%
  • CPFL (CPFE3): 10%
  • Copasa (CSMG3): 10%
  • CSN (CSNA3): 10%
  • Engie (EGIE3): 10%
  • Gerdau (GGBR4): 10%
  • Petrobras (PETR4): 10%
  • TIM (TIMS3): 10%
  • ISA Cteep (TRPL4): 10%
  • Vale (VALE3): 10%

Empresas que devem ser boas pagadoras de dividendos em 2024

Em 2024, diante de um cenário econômico menos incerto do que o do ano anterior, muitos analistas esperam que as grandes empresas da bolsa brasileira apresentem melhoras nos seus resultados financeiros. Consequentemente, o valor dos dividendos a serem pagos tende a aumentar.

Pensando nisso, a Suno Notícias conversou com especialistas que listaram cinco ações que podem ser boas pagadoras de dividendos em 2024.

Confira a lista a seguir:

Petrobras (PETR4): pagamentos mais elevados de dividendos

“Atualizamos nossa recomendação de Petrobras (PETR4) para compra há três meses. Apesar de todo o ruído político recente, ainda enxergamos uma tese convincente. Acreditamos que os principais aspectos da tese de investimento permanecem em vigor e que a companhia deverá gerar mais caixa do que o mercado estima, impulsionada pelo aumento da produção e pela redução dos investimentos. Isto suportará pagamentos de dividendos mais elevados por mais tempo. Com base na atual política de remuneração, de distribuição de 45% do fluxo de caixa menos capex, prevemos um dividend yield de cerca de 14% em 2024, ou 19% considerando pagamentos extraordinários”, diz Victor Miranda, operador de renda variável da One Investimentos.

JBS (JBSS3): histórico sólido de resultados

“A JBS (JBSS3) tem um histórico sólido de resultados, apresentando uma forte performance operacional e entregando aos acionistas R$ 27 bilhões em dividendos e recompra de ações desde 2020. Acreditamos que a companhia está próxima de atingir um ponto de inflexão, uma vez que a oferta e demanda global de aves está se tornando mais equilibrada, enquanto os ciclos de gado na Austrália e Brasil apresentam melhora. Com isso, custos mais baixos podem continuar a reduzir a pressão sobre o capital de giro. Enxergamos possibilidade de revisões positivas para o EBITDA em 2024 e vemos as ações da JBS oferecendo um yield de fluxo de caixa de 14% em 2024, o que deve oferecer uma margem de segurança”, completa Miranda.

Vale (VALE3): dividendos altos e atrativos

Empresa com o maior peso no Ibovespa, a Vale (VALE3) é citada pelo BTG Pactual como uma companhia que pode pagar bons dividendos no ano que vem. Os analistas, aliás, afirmam que essa é a top pick para exposição à aceleração da economia chinesa.

“Após nossa revisão (altista) para preços de minério de ferro, aumentamos nossas estimativas de EBITDA para a Vale em 10-13% para 2023/24 e agora estamos ligeiramente acima do consenso. Estamos mais confiantes de que o momento operacional mais fraco da empresa passou e que a produção/vendas, assim como a performance dos custos, deve continuar melhorando nos próximos trimestres. Com um valuation atraente, acreditamos que a empresa pode retornar cerca de 11-12% de yield aos acionistas na forma de dividendos/recompra de ações em 2024”, diz o relatório.

Eletrobras (ELET3): boa pagadora nos próximos anos

Eletrobras (ELET3) deve ganhar tração não só em 2024, mas nos próximos anos. A companhia projeta pagar bons dividendos após o processo de privatização. O foco do mercado no papel realmente está ligado ao pagamento de proventos, com a expectativa de que a Eletrobras se torne uma boa pagadora de dividendos em 2024, 2025, 2026, e por aí vai”, comenta Gabriel Mota, operador de renda variável da Manchester Investimentos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/10/1420x240-Banner-Home-1-3.png

BB Seguridade (BBSE3): “10% de yield ou acima disso”

“É uma empresa que, como muitas do setor financeiro, está passando por uma recuperação de resultados, com um possível fim do ciclo de inadimplência. E com o alívio nos juros, esse resultado pode voltar a crescer ainda mais”, diz Leonardo Piovesan, CNPI e analista fundamentalista da Quantzed.

“BB Seguridade (BBSE3) vai continuar pagando bons dividendos, com 10% de yield ou acima disso. É um papel defensivo, que deve continuar apresentando bons resultados”, complets Max Bohm, estrategista de ações da Nomos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Vinícius Alves

Compartilhe sua opinião

Receba atualizações diárias sobre o mercado diretamente no seu celular

WhatsApp Suno