Seu Consultor Responde é um quadro que vai ao ar todas as quintas-feiras, durante a live do Suno Notícias no YouTube. O objetivo é que um profissional da Suno Consultoria responda às dúvidas da audiência. Confira uma delas a seguir, sobre dividendos.
“Quanto eu preciso reinvestir de dividendos para que minha carteira de FIIls se mantenha junto à inflação?” – Gabriel.
Seu Consultor Responde
Caro Gabriel,
Essa é uma dúvida muito importante, especialmente para quem já está em uma fase de usufruto do patrimônio.
Para quem está em fase de acumulação, o ideal é reinvestir os dividendos de forma integral até que você atinja o seu objetivo de renda, seu objetivo de patrimônio.
Quando você atingir sua renda desejada, o seu patrimônio desejado, o quanto você vai precisar guardar daquele patrimônio investido, dos dividendos gerados, especificamente no que diz respeito aos fundos imobiliários, vai depender um pouco da composição da carteira.
A gente tem essa divisão entre fundos de papel e fundos de tijolo, então isso muda um pouquinho a composição dos dividendos, pois cada um deles tem suas peculiaridades.
Mas, olhando para uma carteira da maneira que nós estruturamos aqui na Suno, um percentual reinvestido de 20 a 25% do valor recebido de dividendos de FIIs já é o suficiente para fazer essa correção em relação à inflação e evitar que você perca patrimônio, perca para a inflação e perca poder de compra ao longo do tempo.
Isso é muito importante, porque às vezes, olhando no ano a ano, isso não fica claro. Mas, ao longo de 10 ou 15 anos, ao longo de um período de aposentadoria, você pode ver o seu patrimônio derretendo. Então é fundamental manter essa consistência, reinvestir sempre uma parcela do patrimônio, mesmo depois da aposentadoria, mesmo na fase de usufruto.
– Luiz Fernando Grubert, consultor na Suno Consultoria.
Ficou interessado no assunto dividendos? A Suno Consultoria tem profissionais qualificados para te ajudar na busca pelo seu objetivo. Então clique aqui para entrar em contato conosco.
Notícias Relacionadas