A Guide Investimentos divulgou nesta semana que retirou a Cielo (CIEL3) e incluiu a ABC Brasil (ABCB4) em sua carteira de dividendos para julho. Na visão da corretora, o valuation descontado do banco deve se beneficiar pelo início de corte de juros. A carteira também tem como recomendações o Banco do Brasil (BBAS3) e a Petrobras (PETR4).
Embora o desempenho operacional do ABC Brasil não dependa estritamente de juros baixos, uma vez que tem boa parte da sua margem financeira relacionada à remuneração do patrimônio líquido pelo CDI, a Guide avalia que o maior apetite por risco deve jogar a favor.
“O maior apetite por risco, as expectativas de alívio no endividamento das companhias e maior atividade na vertical de mercado de capital e dívidas são fatores que devem favorecer o banco”, afirma a equipe da Guide.
Em junho, a carteira de dividendos da Guide encerrou com performance positiva, acima de seu índice de referência (IDIV). O destaque foi a alta das ações da Petrobras.
Veja a carteira da Guide:
- ABC Brasil (ABCB4): 12,5%
- Banco do Brasil (BBAS3): 12,5%
- CPFL Energia (CPFE3):12,5%
- Engie (EGIE3): 12,5%
- Equatorial (EQTL3): 12,5%
- Petrobras (PETR4):12,5%
- Vale (VALE3): 12,5%
- Telefônica Brasil (VIVT3): 12,5%
Dividendos: Veja quais são as cinco maiores pagadoras do Ibovespa
Os dividendos são frequentemente um atrativo para investidores – especialmente pessoa física – selecionarem ações na hora de investir, de olho em um possível incremento da renda passiva.
Na bolsa brasileira, com o Ibovespa tendo grande participação de bancos e companhias de commodities, algumas companhias pagam dividendos polpudos, principalmente no comparativo com mercados estrangeiros.
Além disso, companhias elétricas e frigoríficos também mostram distribuições de proventos relativamente grandes.
A seguir, um ranking das cinco maiores pagadoras de dividendos, segundo dados atualizados do Status Invest. Foram consideradas somente empresas que integram o Ibovespa, o maior índice da bolsa de valores brasileira.
Vale destacar que, tal como a rentabilidade, os proventos altos não são necessariamente garantia de distribuições futuras.
O dividend yield (DY), indicador utilizado para o ranking, mensura a proporção entre a distribuição de dividendos dos últimos 12 meses ante a cotação atual das ações. (Ex: PETR3, com 43% de yield ficou de fora da lista)
Maiores pagadoras de dividendos do Ibovespa
- Petrobras (PETR4): 48%
- Marfrig (MRFG3): 22%
- Companhia Siderúrgica Nacional, ou CSN (CSNA3): 21%
- CSN Mineração (CMIN3): 20%
- Unipar (UNIP6): 16%