O Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), informou que o leilão da Amazonas Distribuidora de Energia, que pertence Eletrobras, acontecerá no dia 10 de dezembro. A informação foi passada por meio de nota, na noite da última quinta-feira (22).
A privatização da distribuidora da Eletrobras localizada no Amazonas estava marcada para o dia 27 deste mês.
O adiamento acontece depois da sentença da 49ª Vara do Trabalho do Rio de Janeiro. Como resultado da decisão, a 170ª Assembleia Geral Extraordinária da Eletrobras ficou sem efeito. Portanto, não poderia ser realizada a venda das distribuidoras de energia da estatal.
Saiba mais: Balanço da Eletrobras no 3° trimestre apronta prejuízo de R$ 1,62 bilhão
Segundo a decisão tomada pela juíza do caso Raquel de Oliveira Maciel, não pode haver prosseguimento no processo de privatização das distribuidoras. Além disso, foi solicitado a apresentação de um estudo sobre o impacto da privatização nos contratos de trabalho e nos direitos adquiridos por seu empregados, que pode chegar a multa de R$ 1 milhão.
Desta forma, trabalhadores por meio dos sindicatos buscam evitar a privatização das distribuidoras da estatal. Por meio de recursos judiciais, a empresa está conseguindo avançar, e assim, avançam os processos para venda de suas unidades.
Unidades vendidas
A Eletrobras possui apenas duas unidades de distribuição que estão ligadas à estatal. As demais distribuidoras já foram privatizadas:
- Distribuidora – Acre (adquirida pela Energisa)
- Distribuidora – Rondônia (adquirida pela Energisa)
- Distribuidora – Roraima (adquirida pela Oliveira Energia)
- Distribuidora – Piauí (adquirida pela Equatorial Energia)