Dois dirigentes do Fed votaram por corte de juros de 25 pontos-base
Dirigentes de duas distritais do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) se posicionaram favoráveis a uma redução da taxa de desconto durante reunião do banco central americano em 22 de julho.
Isso, antes da reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC, na sigla em inglês) do Fed, de 30 e 31 de julho, que manteve as taxas de política monetária inalteradas no país.
De acordo com a ata da reunião, dirigentes de Chicago e Nova York sugeriram um corte nas taxas de juros em 25 pontos-base, para 5,25%.
A ata pontua que a maioria dos participantes relatou atividade econômica estável, com inflação moderada.
Powell confirmou corte de juros do Fed?
O presidente do Fed, Jerome Powell, deu declarações na última sexta (23) sinalizando para um possível corte de juros por parte da autoridade monetária americana já na próxima reunião, em setembro.
As declarações de Jerome Powell vêm em meio a uma revisão de estimativas nas últimas semanas. Com os últimos dados de atividade econômica e de inflação, o mercado americano passou a projetar mais cortes do que antes, e também em datas mais próximas.
Durante o Simpósio de Jackson Hole, o presidente do Fed disse: “Os riscos de alta para a inflação diminuíram e a ameaça de queda do nível de emprego aumentou. Chegou a hora de ajustarmos a política monetária“.
O líder do banco central americano ainda acrescentou: “A direção a ser seguida é clara, o ritmo dos cortes nos juros dependerão dos dados que chegarem, da evolução das perspectivas e do equilíbrio no balanço de riscos”.
Durante sua fala, ainda disse que a confiança de que a inflação irá convergir para 2% aumentou.
Com Estadão Conteúdo