Dirigente do Fed vê alta de juros em 2022 e defende debate sobre ‘tapering’

O presidente da distrital de Atlanta do Federal Reserve (Fed), Raphael Bostic, disse nesta quarta-feira (23) que antecipou sua previsão para o início do ciclo de aperto monetário nos Estados Unidos. Ele agora prevê uma elevação da taxa básica de juros no fim de 2022 e outras duas em 2023.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Planilha-controle-de-gastos.png

Com direito a voto nas reuniões deste ano do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês), Bostic também afirmou que o Fed está perto de atingir os “requisitos” para o “tapering”, como é chamado o processo de redução das compras de ativos.

Na visão dele, vários meses de dados “fortes” de emprego podem abrir as portas para a retirada de estímulos, já que, segundo ele, o desempenho do mercado de trabalho é o que mais pode impulsionar o “tapering”.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Vídeo Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Bostic considerou “totalmente apropriado” debater as perspectivas para a redução de estímulos monetários. Ele também ressaltou que é a favor de concluir o “tapering” antes de começar a elevar os juros.

O dirigente projeta um crescimento de 7% do Produto Interno Bruto (PIB) dos EUA em 2021 e estima inflação em 3,4% e desemprego de 4,5% este ano.

Bostic ainda disse que não acredita que haja uma “bolha” no mercado imobiliário.

Dirigente do Fed ainda não vê requisitos alcançados para redução de estímulos

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

A presidente da distrital do Federal Reserve em Cleveland, Loretta Mester, disse na terça-feira que a economia ainda não alcançou os requisitos da autoridade monetária para a redução de estímulos, processo conhecido como “tapering”. Segundo ela, apesar dos progressos recentes, “a pandemia ainda não acabou”.

Mester destacou que a política do Fed está em um “bom caminho” e que, embora tenha atingido a meta de inflação a 2%, ainda não chegou ao pleno emprego.

Para ela, é preciso haver mais avanços nessa área antes de começar a pensar em aperto das condições. “O principal foco da nossa política é a compra de ativos, não os juros”, ressaltou.

A dirigente pontuou que acredita que a reabertura das escolas ajudará na recuperação do mercado de trabalho.

Na visão dela, os riscos para a inflação no momento são de alta, mas essa pressão deve diminuir. A dirigente do Fed destacou ainda que o último processo de “tapering”, após a crise de 2008, serve de modelo para o futuro.

Com informações do Estadão Conteúdo

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Rafaela La Regina

Compartilhe sua opinião

Receba atualizações diárias sobre o mercado diretamente no seu celular

WhatsApp Suno