Diretor-presidente da mineradora CCX pede renúncia ao cargo

A mineradora CCX, comunicou nesse sábado (24) que seu diretor-presidente, Miguel Cesar de Araujo Pereira Burlamaqui, renunciou ao seu cargo.
Miguel havia sido reeleito ao cargo na CCX em 30 de abril, além dele, o presidente do conselho de administração da mineradora, Fernando Teixeira Martins, e o vice-presidente, Pedro Moraes Borba, também pediram renúncia aos cargos.

“A companhia esclarece que estão sendo tomadas todas as providências
necessárias para a convocação de assembleia geral extraordinária com a
maior brevidade possível, de modo a recompor a estrutura de administração
da companhia”, disse a mineradora em comunicado.

Mineradoras e siderúrgicas sofrem queda de demanda de minério de ferro

O aumento da oferta e diminuição da demanda de minério de ferro em Dalian, na China, refletiram nas  finanças das mineradoras e siderúrgicas em agosto.

Em Cingapura, os contratos futuros do minério de ferro estavam negociando a menos de US$ 100 por tonelada. A China é o país responsável pela maior parte da oferta e consumo de ferro no mundo.

Como consequência da alta na oferta, a Companhia Siderúrgica Nacional (CSNA3) lidera as baixas da B3 desta segunda-feira. A queda, por volta das 17h10, é de 6,18% e R$ 14,88 por papel.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2022/08/banner_materias.png

O mercado chinês também foi abalado pela guerra comercial com os Estados Unidos. Dessa forma, a demanda pelo minério de ferro no país asiático e a das usinas são reduzidas.

“As margens pioraram, dados os preços fracos do aço. Isso significa que a desaceleração nas cotações do aço deve provavelmente persistir”, afirmou o analista da empresa de serviços financeiros Marex Spectron, Hui Heng Tan.

Saiba mais: Siderúrgicas e mineradoras caem na B3 por causa de crise na China

Na Alemanha, nos Estados Unidos e na Índia a produção de ferro caiu em junho ante maio. A desaceleração da produção nos principais mercados é consequência do baixo apetite dos investidores pela . A redução do interesse foi ampliada com as tensões comerciais entre Washington e Pequim.

O analista da empresa australiana Fat Prophets, David Lennox, ressaltou também que o minério de ferro “ultrapassou seu preço máximo após o acontecimento da Vale [ruptura da barragem de Brumadinho] ter elevado o preço às alturas”, disse como causa da queda das mineradoras.

Tags
Rafael Lara

Compartilhe sua opinião

Receba atualizações diárias sobre o mercado diretamente no seu celular

WhatsApp Suno