Ícone do site Suno Notícias

1º de maio: bolsa vai funcionar no feriado? Saiba o que abre e fecha no Dia do Trabalho

Dia do Trabalho. Foto: iStock. energia eletrobras taesa construção fundos imobiliários

Construção. Foto: iStock.

Nesta quarta-feira (1), é comemorado o Dia do Trabalho em todo o mundo. A data pode modificar o funcionamento de alguns serviços básicos, como a Bolsa de Valores de São Paulo. Confira a seguir o que muda.

No feriado de 1º de Maio, a B3, bolsa de valores brasileira, não terá expediente. As operações de ETFs, fundos, derivativos e títulos públicos do Tesouro Direto serão suspensas.

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) também não funcionará no Dia do Trabalho. A data não será considerada útil para contagem de prazos.

Quanto aos bancos, o atendimento presencial será paralisado no dia 1º de maio, com previsão de retomada na quinta-feira (2).

Entretanto, em algumas localidades, os serviços de autoatendimento das agências bancárias estarão disponíveis aos clientes, a critério da instituição. Como alternativa, os clientes poderão usar os canais digitais e remotos dos bancos, como sites e aplicativo, para a realização de transferências e pagamento de contas nos dias em que não houver atendimento nas agências.

As contas de água, energia e telefone, por exemplo, além de carnês com vencimento no Dia do Trabalhador, poderão ser pagos, sem acréscimo, no dia útil seguinte (2). A maioria dos boletos já são automaticamente ajustados com as datas de vencimento.

Os Correios também não funcionarão no feriado. As agências retornarão às atividades no dia útil seguinte (2). Durante o 1º de maio, a central de atendimento dos Correios estará disponível somente por meio dos canais automatizados, como atendente virtual, Fale Conosco e Autoatendimento (0800-725-7282, 0800-725-0100 e 3003-0100).

As agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) terão suas atividades suspensas na quarta-feira (1), sendo retomadas normalmente na quinta-feira (2). Durante o feriado, os serviços online estarão disponíveis, por meio do portal Meu INSS e do aplicativo para celular. A Central Telefônica 135 funcionará apenas com atendimento eletrônico.

Quanto ao transporte público na cidade de São Paulo (SP), as operações no Dia do Trabalho seguirão com horários de fim de semana, com menor circulação e maior tempo de espera.

Sair da versão mobile