O Deutsche Bank anunciou nesta terça-feira (22) que fechará cerca de 100 agências na Alemanha, reduzindo o seu número total para aproximadamente 400. De acordo com o banco alemão, a decisão foi tomada em função da pandemia causada pelo novo coronavírus (Covid-19) que impulsionou os serviços online, reduzindo a necessidade do atendimento presencial.
“No que diz respeito a oferecer conselhos [aos nossos clientes], a agência não é mais o único nem o local-chave [atualmente]”, escreveu Philipp Gossow, chefe do negócio de varejo do Deutsche Bank , em um e-mail para a equipe vista pelo jornal Financial Times. “Portanto, vamos otimizar ainda mais nossa rede de agências.”, concluiu.
Gossow declarou que o comportamento dos clientes de varejo mudou desde o início da pandemia, aumentando cada vez mais o acesso aos serviços digitais e evitando o uso de dinheiro físico.
No Suno One você aprende a fazer seu dinheiro trabalhar para você. Cadastre-se gratuitamente agora!
A decisão acompanha a ação do rival Commerzbank, que também anunciou neste ano o fechamento de 200 agências durante a pandemia.
Desde o ano passado, o banco alemão está no meio de uma reestruturação que envolve uma retirada parcial das atividades de banco de investimento, uma redução de seu balanço e 18.000 cortes de empregos até 2022, entretanto, durante a fase inicial da crise da Covid-19, o Deutsche suspendeu temporariamente as demissões.
O fechamento das agências causará um número ainda não especificado de cortes de empregos. O Deutsche está tentando concluir as negociações com o conselho dos trabalhadores até o final de 2020 para que as demissões possam ser feitas no próximo ano, informou uma pessoa a par dos planos ao Financial Times.
Veja também: Deutsche Bank corta voos para funcionários para reduzir poluentes
A nova rodada de fechamento de agências, relatada pela primeira vez pela Reuters, segue uma iniciativa semelhante à imposta em 2016, quando o Deutsche reduziu seu número de agências de mais de 700 para cerca de 500.
No primeiro semestre deste ano, o Deutsche Bank fechou temporariamente 200 de suas 500 agências em função da pandemia. Ao falar sobre as novas tendências, Gossow disse que “essas mudanças estão funcionando bem e oferecem uma grande oportunidade para [o banco] se tornar permanentemente mais simples e eficiente”.
Notícias Relacionadas