O QG do banco alemão Deutsche Bank, que fica em Frankfurt, foi alvo de uma operação policial nesta quinta-feira (29).
A sede central do Deutsche Bank, o maior banco alemão e um dos maiores do mundo, está sendo revistada por promotores.
A instituição financeira é acusada de lavagem de dinheiro.
As informações iniciais indicam que o contingente de envolvidos na operação é cerca de 170 funcionários.
A operação acontece após a divulgação do escândalo dos “Panama Papers“. Documentos sigilosos de irregularidades financeiras que foram publicados por importantes veículos do mundo.
O caso mostrou evidências de que parte dos clientes da instituição teriam recebido auxílio do próprio banco para abrir contas off-shore.
Segundo as autoridades, o Deutsche Bank teria contribuído na criação ilegal de contas em paraísos fiscais. Além disto, o banco teria movimentado dinheiro sujo em suas contas, sem informar as autoridades sobre o caso.
O maior banco alemão soltou um comunicado confirmando as investigações e que está contribuindo para que o caso seja solucionado.
As ações do Deutsche Bank, às 11h05 (08h05 horário de Brasília) sofriam queda de -2,64%. Enquanto seus títulos eram negociados por 8,63 EUR.
Desde o início de 2018, os papéis do Deutsche Bank já tiveram queda de cerca de 50%. Baixa relacionada com as constantes multas recebidas pelo banco por envolvimento em casos de escândalo.
No últimos 10 ano, o banco alemão já gastou US$ 18 milhões em multas.
Na Europa, somente a instituição financeira Royal Bank of Scotland sofreu mais sanções.
O Deutsche Bank
A instituição financeira é a maior da Alemanha. Fundada em 1870, com o objetivo de promover e facilitar o comércio da Alemanha com o exterior.
Atualmente, o grupo Deutsche Bank possui mais de 2.700 filiais, espalhadas em mais de 70 países.
Notícias Relacionadas