Petrobras (PETR4), AES Brasil (AESB3) e Sabesp (SBSP3) estão no radar do mercado financeiro; veja destaques hoje
Os novos esclarecimentos feitos pela Petrobras (PETR4) sobre o pagamento de seus dividendos e recompra de ações estão entre os destaques do mercado financeiro desta quinta-feira (6).
Também está entre os destaques do mercado financeiro a AES Brasil (AESB3), após o anúncio de um novo diretor-presidente, assim como a Sabesp (SBSP3), que divulgou o encerramento das inscrições de seu Programa de Desligamento Incentivado (PDI).
A Gol (GOLL4) também é destaque hoje, com a divulgação dos resultados prévios de tráfego do mês de junho deste ano, assim como a WEG (WEGE3), que fechou uma parceria para a geração de energia eólica com a Alupar (ALUP11).
Veja os destaques do mercado financeiro:
Petrobras
A Petrobras (PETR4) trouxe novos esclarecimentos após a veiculação na mídia de uma notícia sobre o pagamento de seus dividendos e recompra de ações.
A estatal informou que seu conselho de administração já havia determinado que a diretoria executiva elaborasse uma proposta de aperfeiçoamento da política de remuneração aos acionistas, incluindo a possibilidade de recompra de ações.
Por outro lado, diz que os estudos para o aperfeiçoamento da política de remuneração aos acionistas da Petrobras ainda estão em andamento, e que até agora não houve qualquer decisão da diretoria executiva ou deliberação do conselho de administração sobre o assunto.
AES Brasil
O conselho de administração da AES Brasil (AESB3) elegeu Rogerio Pereira Jorge como diretor-presidente e José Ricardo Elbel Simão para a posição de diretor vice-presidente de finanças e relações com investidores
Jorge comandará a empresa no lugar de Clarissa Sadock, que renunciou ao cargo para assumir a recém-criada vice-presidência de Energia Renovável e ESG na Vibra Energia (VBBR3). Já Simão substituirá Alessandro Gregori, que renunciou à sua posição por motivos pessoais.
Sabesp
Em comunicado ao mercado, a Sabesp (SBSP3) informou que o prazo para a inscrição dos empregados no Programa de Desligamento Incentivado (PDI) se encerrou no dia 30 de junho de 2023 com a adesão de 1.862 empregados.
“A companhia seguirá um cronograma de desligamento dos inscritos previsto para ocorrer entre julho de 2023 e junho de 2024, garantindo que o processo ocorra de forma gradativa e planejada, evitando-se assim, o risco de descontinuidade nas atividades da Sabesp”, disse a companhia.
Ainda de acordo com o texto, os custos das rescisões estão sendo apurados e serão reconhecidos no segundo trimestre de 2023.
Gol
Unindo voos domésticos e internacionais, a Gol (GOLL4) registrou demanda RPK, ou passageiros-quilômetro transportados, total de 2,58 bilhões em junho, alta de 14% na base anual.
A oferta ASK, ou assentos‐quilômetros oferecidos, total no período atingiu 3,41 bilhões, aumento anualizado de 15,4%. Já a taxa de ocupação caiu 0,9 ponto percentual na mesma comparação, a 75,7%.
Weg
A WEG (WEGE3), por meio de suas controladas, firmou um acordo vinculante com a Alupar (ALUP11) para a formação de uma parceria societária para autoprodução de energia a ser utilizada nas operações da WEG no Brasil.
As duas empresas vão explorar um complexo eólico localizado na cidade de Jandaíra, no Rio Grande do Norte, com capacidade instalada de 37,8 megawatts e garantia física de 21,7 megawatts médios, dos quais 15 megawatts médios serão entregues anualmente à Weg sob o regime de autoprodução por equiparação.
Além do contrato com a Alupar, a Weg, também via controladas, firmou um acordo com a 2W Ecobank para a autoprodução de energia conjunta nos Parques Eólicos Anemus I, II e III, localizados no município de Currais Novos, no Estado do Rio Grande do Norte.
Com contratos de compra de energia de aproximadamente R$ 970 milhões, com duração de 20 anos e início a partir de janeiro de 2024, a iniciativa garantirá 30 megawatts médios de energia renovável para as operações industriais da WEG na modalidade de autoprodução por equiparação.
Os destaques do mercado financeiro do Suno Notícias mostram os principais acontecimentos que prometem movimentar o mercado durante o dia, como a Petrobras (PETR4), que deve estar no foco dos investidores ao longo do dia.