Recentemente, o UBS-BB emitiu um relatório afirmando que a Itaúsa (ITSA4) é a melhor forma de se expor ao Itaú (ITUB4). Dentre outros motivos, isso acontece por conta do chamado desconto de holding.
Durante participação na live do Suno Notícias no YouTube, o consultor de investimentos Luiz Fernando Grubert, da Suno Consultoria, falou um pouco sobre essa dinâmica de preços. Confira a explicação a seguir:
Isso é muito comum. Esse desconto da holding acontece em muitas ações, como é o caso da Itaúsa, por exemplo. Isso acontece porque a holding, muitas vezes, tem seus custos. Tem seus custos administrativos, seus custos de gestão.
Então, é natural que exista algum nível de desconto, porque você tem que comportar aqueles custos dentro da estrutura, tem custos para alocação de capital, gestores, etc.
O que acontece, muitas vezes, é que esse desconto é exagerado. Então, se você vê um desconto que deveria ser de 5, mas é de 15 ou 20, por exemplo, é como o Buffett gosta de falar: você está comprando uma nota de 1 dólar por 50 ou 80 centavos. Então, muitas vezes, você acaba fazendo um bom negócio dessa forma, porque o mercado não precifica corretamente o relativo.
Por isso, é sempre importante estar atento. Toda empresa que tem uma holding, ou que a holding detém uma participação relevante nessa empresa, é muito importante fazer cenários relativos.
Compro Bradespar (BRAP4) ou Vale (VALE3)? Compro Itaúsa (ITSA4) ou Itaú (ITUB4)? Enfim, tem várias empresas que se encaixam nesses quesitos, e para o investidor tomar uma melhor decisão, ter o melhor resultado possível, é sempre interessante analisar, porque você está tendo, basicamente, dois preços para a mesma ação. Naturalmente, se você fizer uma boa análise, você vai optar por comprar um ativo pelo preço mais baixo.
E para te ajudar a identificar o desconto de holding ou contribuir para o seu planejamento financeiro de uma forma geral, é interessante contar com a ajuda de um profissional qualificado, como os da Suno Consultoria. Caso queira saber mais sobre as vantagens, clique aqui para entrar em contato conosco.
Notícias Relacionadas