Datafolha: otimismo com economia cai após posse de Bolsonaro

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha mostra que o otimismo com os resultados da economia se reduziu entre os brasileiros após a posse do presidente Jair Bolsonaro.

Segundo o Datafolha, somente 50% dos brasileiros acreditam que a economia vai melhorar nos próximos meses. Antes da posse do governo Bolsonaro essa porcentagem era de 65% do entrevistados. Por outro lado, a parcela da população que prevê uma piora da economia dobrou, passando de 9% para 18%.

Saiba mais: Datafolha indica redução de apoio popular ao governo Bolsonaro 

Além da questão macroeconômica, os brasileiros também perderam otimismo sobre sua situação pessoal. Entre os entrevistados, os que consideraram que sua situação vai melhorar passaram de 67% para 59%. Por outro lado, os que acham que a situação piorará aumentaram de 6% para 11%.

[optin-monster-shortcode id=”npkxlwaleraa8psvnego”]

A pesquisa Datafolha foi realizada nos dias 2 e 3 de abril. Foram entrevistados 2.086 brasileiros com idade a partir dos 16 anos em 130 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou menos.

Desemprego, inflação e poder de compra entre as preocupações

Entre as razões que levaram a esse resultado estão as expectativas com inflação, desemprego e poder de compra.

Antes da posse de Bolsonaro, apenas 29% dos entrevistados acreditavam que o desemprego aumentaria. Atualmente, este numero se encontra em 47%. Por outro lado, entre os que esperam uma melhora, a pesquisa revela o movimento inverso, de 47% para 29%.

Sobre a inflação, em dezembro 35% dos entrevistados acreditavam em uma queda da inflação. Agora este número recuou em 13%.  Por sua vez, os que esperavam alta na inflação passaram de 27% para 45%.

Saiba mais: Desemprego no Brasil sobe com demissões de funcionários temporários 

Em relação ao poder de compra, 34% dos entrevistados acreditam que irá aumentar, eram 43% em dezembro de 2018. Por outro lado, 33% acreditam que irá piorar, contra 18% registrados no final do ano passado. Consideram que a situação permanecerá estável 30% dos entrevistados, contra 36% de dezembro.

Saiba mais: Bolsonaro: “Não nasci para ser presidente, nasci para ser militar” 

Bolsonaro perde apoio popular 

Uma outra pesquisa do Datafolha publicada no último domingo (7) revelou que o governo está perdendo apoio da população. Apenas 32% dos entrevistados classificaram a atual gestão como ótima ou boa. Esse é o menor resultado desde o governo de Fernando Collor.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2022/03/Ebook-Investindo-para-a-Aposentadoria-1.jpg

A pesquisa foi realizada com 2.086 entrevistados com mais de 16 anos em 130 municípios brasileiros entre os dias 2 e 3 de abril. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Segundo a pesquisa do Datafolha, 30% indicaram que o governo é ruim/péssimo. Maior índice desde a redemocratização em 1985. Um ponto no qual Jair Bolsonaro supera os resultados de Fernando Henrique Cardoso em seu primeiro mandado, e fica atrás de Dilma Rousseff e Luiz Inácio Lula da Silva, é a avaliação da expectativa dos brasileiros (59%) que acreditam que o presidente fará uma gestão ótima ou boa.

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião

Receba atualizações diárias sobre o mercado diretamente no seu celular

WhatsApp Suno