Darf poderá ser pago com cartão de crédito; veja como funciona
Atualmente, o contribuinte já pode pagar um Documento de Arrecadação de Receita Federais, ou Darf, com seu cartão de crédito. Isso porque a Receita Federal colocou em vigor um projeto piloto que permite essa possibilidade.
Hoje só é possível pagar Darf com cartão de crédito se o documento representar um débito de até R$ 15 mil.
São aceitos cartões de crédito de todas as instituições financeiras e com bandeiras Visa, Elo ou Mastercard.
Contudo, conforme o regramento do projeto da Receita Federal, nem toda Darf pode ser paga com o cartão de crédito. São elegíveis os documentos:
- Emitidos pelo Sicalc Web
- Referentes aos parcelamentos ordinários e simplificados da Receita Federal
- Emitidos pelo “Regularize” para débitos inscritos em Dívida Ativa da União
- Das multas por atraso na entrega das declarações do Simples Nacional (PGDAS-D e DASN-Simei)
O serviço foi construído em parceria com o Banco do Brasil (BBAS3) e permite o pagamento com o cartão de crédito a qualquer momento do dia e em qualquer dia da semana, já que é possível pagar com o cartão de forma online.
No caso do pagamento após às 20h ou em dia não útil, o débito será feito somente no próximo dia útil.
Após realizar o pagamento, é possível acompanhar o trâmite e pegar o comprovante por e-mail e no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (eCAC).
Com a modernização dos pagamentos, até então as Darfs já podiam ser pagas via autoatendimento, pelo app do banco no celular ou via Pix.
A expectativa da Receita Federal é de que esse projeto piloto seja implementado gradualmente ao longo do ano e passe a vigorar também para outros tributos e impostos além das Darfs.
O que é uma Darf?
A Darf é um documento que serve para recolher taxas, impostos e contribuições referentes a operações financeiras para a Receita Federal.
Podem pagá-las tanto pessoas físicas quanto pessoas jurídicas. Entre os impostos e tributos que podem ser pagos via Darf estão o Imposto de Renda, Imposto de Importação e PIS em cima do faturamento das empresas.
No caso dos investimentos, o pagamento de imposto relativo aos lucros é feito justamente via Darf. A Suno possui um guia completo sobre o tema que você pode conferir clicando aqui.