A montadora alemã Daimler anunciou nesta quarta-feira (3) que planeja desdobrar sua estrutura em duas e começa as preparações para listar sua unidade de caminhões, separadamente de sua marca de carros Mercedes-Benz.
Segundo comunicado, o negócio da Daimler Truck vai desfrutar de uma gestão independente e direcionada para se tornar uma das integrantes do DAX-30, índice acionário que reúne as 30 maiores empresas negociadas na bolsa de valores de Frankfurt. A montadora disse esperar que o oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) de sua unidade de caminhões deve sair ainda em 2021.
“Pretende-se que uma participação significativa majoritária na Daimler Truck seja distribuída aos acionistas da Daimler”, salientou a companhia.
Além disso, a fabricante de automóveis informou que esperar renomear seu segmento de carros de Mercedes-Benz “no momento apropriado”.
Mudança na Daimler ecoa transformações na indústria
A decisão da montadora alemã já vinha sendo discutida e reflete um movimento semelhante na Volkswagen, em resposta às recentes mudanças na indústria automotiva.
“Mercedes-Benz é a marca de carros de luxo mais valiosa do mundo, oferecendo os carros mais desejados por clientes exigentes. Daimler Truck fornece soluções e serviços de transporte líderes na indústria a consumidores. Ambas as companhias operam em segmentos que enfrentam grandes transformações tecnológicas e estruturais”, destacou Ola Källenius, presidente do conselho de administração da Daimler e da Mercedes-Benz .
“Diante desse contexto, acreditamos que elas serão capazes de operar mais efetivamente como entidades independentes, dotadas de forte liquidez e livres das restrições de uma estrutura de conglomerado”, completou.
As ações da companhia, negociadas em Frankfurt, fecharam o pregão desta quarta-feira em alta de 8,91%, a 64,56 euros. “Este é um momento histórico para a Daimler. Ele representa o início de uma profunda remodelagem da empresa.”