Cyrela registra queda de 15,4% nas vendas do 4T19
A Cyrela (CYRE3) divulgou, nesta segunda-feira (20), que registrou queda nas vendas e nos lançamentos de imóveis residenciais no quarto trimestre em comparação ao mesmo período de 2018, tendo a maior parte do volume comercializado como lançamentos.
A Cyrela registrou queda de 15,5% nas vendas entre os meses de outubro e dezembro, chegando a R$ 2,06 bilhões. Do valor, R$ 1,08 bilhão corresponderam a lançamentos.
A empresa também registrou uma baixa nos lançamentos de 11,7%, para R$ 2,39 bilhões. Deste número, R$ 1,02 bilhão foram no segmento “Minha Casa Minha Vida” faixas 2 e 3. Entre os três meses, a Cyrela realizou 27 lançamentos.
Em 2019, a companhia cresceu 35% nos lançamentos, chegando a R$ 6,8 bilhões. As vendas subiram 30%, atingindo o valor de R$ 6,57 bilhões.
A construtora disse em seu relatório de vendas que, apesar de ter começado a comercialização de seis empreendimentos MCMV entre os três meses, não possuíam contrato de crédito associativo firmado até o fim de 2019 e, por conta disso, “não foram reconhecidos como lançados no trimestre.”
Resultado do 3T19
A Cyrela havia reportado um lucro líquido de R$ 104,4 milhões no terceiro trimestre deste ano, revertendo o prejuízo do mesmo período de 2018.
Saiba mais: Cyrela reverte prejuízo e lucra R$ 104 milhões no 3T19
No terceiro trimestre do ano passado, a Cyrela teve um prejuízo líquido atribuído aos acionistas de R$ 121 milhões. No entanto, o lucro apresentando no período de julho a setembro deste ano é 1,4% menor em comparação aos ganhos do 2T19, quando a companhia teve R$ 114 milhões de lucro.
A receita líquida da empresa aumentou 28,9%, chegando a R$ 934,7 milhões. A margem bruta passou de 28,3%, no terceiro trimestre do ano passado, a 30,9%. O Retorno sobre Patrimônio Líquido (ROE) sobre os últimos 12 meses foi de 7,3%.
A Cyrela apresentou uma geração de caixa de R$ 78 milhões, no trimestre, e de R$ 424 milhões no acumulado dos nove primeiros meses do ano. A companhia entregou 14 projetos no trimestre, com valor geral de vendas (VGV) de R$ 1,233 bilhão na data dos respectivos lançamentos.