A incorporadora e construtora de imóveis Cyrela (CYRE3) informou nessa quinta-feira (13) que anotou lucro líquido de R$ 68 milhões no segundo trimestre desse ano. O montante é 40,4% menor do que o apresentado no mesmo período em 2019.
Já a receita líquida da Cyrela fechou junho em R$ 839 milhões, representando um resumo de 10,4% na comparação anualizada. Contudo, na comparação trimestral, o montante foi 9,7% maior.
“A queda de receita de 2020 em relação ao ano anterior deve-se, principalmente, ao menor reconhecimento de lançamentos e inferior volume de vendas do período. Por outro lado, a contribuição da parcela de andamento de obras de unidades já comercializadas (de
acordo com o método contábil POC) no total de receita apresentou evolução”, explicou o release de resultados.
O resultado financeiro no segundo trimestre, por sua vez, foi positivo em R$ 7 milhões, contra R$ 18 milhões apresentado no mesmo período em 2019.
A companhia explicou que “no trimestre, a receita financeira teve impacto positivo de R$ 16,3 milhões devido ganhos decorrentes da marcação a mercado de operações de Swap de taxas de juros de financiamentos, reconhecidos na rubrica ‘Outras Receitas Financeiras'”.
A dívida líquida da Cyrela finalizou o trimestre em R$ 905 milhões, representando um crescimento de 7,9% ante o primeiro trimestre desse ano.
Cyrela posterga lançamentos
Sobre a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), a administração da construtora destacou que “ainda que o ritmo de obras da Companhia não tenha apresentado redução relevante, observamos queda acentuada nas vendas especialmente em abril e postergamos a maioria dos lançamentos programados para o trimestre. No entanto, com as taxas de juros nas mínimas históricas e a reabertura parcial da economia, o setor teve boa retomada no mês de junho, reforçada pelo desempenho das vendas de estoques e também do lançamento Living Ipiranga”.
As vendas líquidas contratadas no segundo trimestre totalizaram R$ 818 milhões, uma queda de 57% quando comparado aos R$ 1.917 milhões anotados no mesmo período em 2019.
Segundo o relatório sinalizou, das vendas líquidas no trimestre finalizado em junho:
- R$ 135 milhões são equivalentes a venda de estoque pronto, ou seja 17%;
- R$ 512 milhões referente à venda de estoque ainda em construção, (63%);
- R$ 171 milhões referente à venda de lançamentos, (21%).
Além disso, no segundo trimestre, a Cyrela lançou 5 empreendimentos, totalizando o Valor Geral de Vendas (VGV) em R$ 395 milhões. O montante é 81% menor do que o somado no segundo trimestre de 2019.