Os papéis da CD Projekt Red (WSE: CDR), estúdio responsável pela criação do aguardado Cyberpunk 2077, fecharam em mais uma forte queda, de cerca de 7,60%, nesta segunda-feira. Desde o lançamento do game, no fim da última semana, as ações da desenvolvedora já acumularam baixa de quase 30% na bolsa polonesa.
A indústria dos games cresceu consideravelmente neste ano por conta da pandemia e da quarentena, quando pessoas ficaram mais restritas ao ambiente doméstico. As ações da Blizzard, por exemplo, uma das maiores companhias do setor, acumulam alta de 80% ao ano. Em 2019, a receita da indústria foi de algo próximo a US$ 148 bilhões no ano, sendo que vinha crescendo cerca de 10% a cada 12 meses. Com a pandemia, o esperado é que o avanço seja ainda maior. As da CD Projekt Red acumulavam, até a semana passada, alta de 30% em 2020, voltando agora, com a queda dos últimos dias, ao patamar pré-pandemia
Do mesmo estúdio do já clássico The Witcher 3, eleito o jogo do ano em 2015, Cyberpunk 2077 era um dos games mais esperados de 2020 para quem acompanha o cenário. Anunciado em 2012, as expectativas para o lançamento foram mantidas altas com trailers emocionantes e imagens de um cenário futurístico aparentemente bem feito e realista.
Após a estreia, porém, houve certa decepção. Desde sexta, fóruns da comunidade gamer estão abarrotadas de críticas ao Cyberpunk 2077, principalmente quanto à jogabilidade e a aos gráficos, que, no primeiro momento, deixaram a desejar.
Além disso, o jogo, disponível, por enquanto, para as plataformas da geração antiga (PS4 e Xbox One) e também para computadores, apresentou problemas ao rodar, fechando “do nada”, bugs absurdos (com direito a partes íntimas de personagens ficando para fora) e com falta de traduções para o português para os jogadores do Cyberpunk 2077 de Xbox. Para os consoles da próxima geração (PS5 e Xbox Series), o jogo será lançado em nova versão em 2021.
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Ontem, a CD Projekt Red, em nota, se desculpou pelos problemas no jogo, causados, segundo a própria, “por falta de atenção”, prometeu que os erros serão corrigidos nos próximos meses e, inclusive, ofereceu o dinheiro de volta para quem não está feliz com a qualidade do Cyberpunk 2077.
Cyberpunk 2077 é aposta de estúdio que preza por “qualidade”
Diferentemente de outras empresas do setor de games, a CD Projekt Red trabalha com a questão dos super lançamentos. O último grande projeto da empresa, avaliada em US$ 8,8 bilhões de dólares, foi há cinco anos, quando The Witcher 3, já mencionado, estreou.
“Ao invés de fazer pequenas apostas consecutivas, a CD Projekt Red gasta muito tempo e investimento em apenas um jogo de qualidade, que leva tempo para ser desenvolvido”, afirma Alberto Amparo, analista da Suno Research.
Ainda para Alberto, a má recepção do Cyberpunk 2077 pode impactar negativamente a receita da companhia. “Ela é muito dependente da boa execução dos poucos lançamentos e se um sai errado, como está acontecendo, é um grande impacto”, diz.
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Ainda há a perspectiva de que patches futuros do game, com a correção de bugs e de defeitos, possa melhorar a situação, mas, mesmo assim, isso implica em mais gastos, tanto de dinheiro quanto de tempo. Além disso, a imagem do estúdio pode sair “arranhada” do lançamento mal sucedido.
Os comentários negativos sobre o game podem ainda frustrar a expectativa de vendas no primeiro momento. Com 8 milhões de unidades vendidas antes da estreia, era esperado que, repetindo o sucesso anterior de The Witcher, Cyberpunk 2077 vendesse por volta de 26 milhões de cópias no primeiro mês, mas, em fóruns, algumas pessoas aparentam estar desistindo da compra ou, ao menos, deixando a aquisição para mais tarde.