CVM diz estar de olho em fatos recentes envolvendo IRB Brasil (IRBR3)

As ações do IRB Brasil (IRBR3) fecharam o pregão desta quinta-feira (28) na primeira posição entre as maiores altas do Ibovespa após um grupo de investidores tentar replicar o “caso GameStop” no Brasil. A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) disse que está de nos movimentos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Planilha-controle-de-gastos.png

Inspirados pela tática de short squeeze com as ações da varejistas de jogos eletrônicos GameStop (NYSE: GME), organizada por participantes do fórum do Reddit r/WallStreetBets, investidores brasileiros decidiram importar a estratégia e leva-la ao IRB Brasil, por meio do Telegram.

Por aqui, no entanto, foram feitas adaptações para evitar problemas com a CVM. Os organizadores disseram que as postagens no grupo não representam ordem de compra e venda das ações, tampouco visam o benefício individual ou de pessoas. Além disso, deixam bem claro que não são analistas de valores mobiliários.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Desse modo, eles reiteram que não fazem nenhum tipo de recomendação de compra de ativos, e que ali são expressos somente “opiniões pessoais”.

CVM acompanha caso

Questionado pelo SUNO Notícias, órgão regulador pontuou que “acompanha e analisa informações e movimentações envolvendo companhias abertas, tomando as medidas cabíveis, sempre que necessário.”

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2020/10/17fd0d68-relatorio-irbb-1.png


“A autarquia ressalta que possíveis casos concretos envolvendo a situação mencionada em sua demanda serão avaliados individualmente pela Autarquia, por meio de processos administrativos que poderão, até, gerar as punições previstas no art. 11 da Lei 6385/76”, completou a CVM.

De acordo com informações do Radar Econômico, coluna na revista Veja, já entrou em um desses grupos e investiga possíveis práticas de manipulação de mercado.

Seria o IRB Brasil a nova GameStop?

Segundo a avaliação de três gestores ao SUNO Notícias, a tentativa de fazer do IRB Brasil uma nova GameStop deverá ser frustrada e o papel não terá fôlego para dias de grandes altas consecutivas.

De acordo com esses profissionais do mercado acionário brasileiro, a tentativa de short squeeze das ações do IRB não deve ter os efeitos do praticado por um grupo de investidores nesta semana com os papéis da GameStop pois as diferenças entre os dois mercados impedem tal ação.

Para especialistas, a primeira diferença citada é no número de investidores, ainda muito pequeno para fazer algum barulho em território brasileiro.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop.jpg

Outro ponto que deixa os gestores céticos é o volume total de papéis à disposição do short. Enquanto que as ações da GameStop são as que possuem a maior quantidade de posições vendidas nos Estados Unidos, com cerca de 150% de seus papéis negociados a descoberto, segundo a S3 Partners, as ações da resseguradora brasileira não chegam perto disso.

Hoje, as ações ordinárias do IRB Brasil fecharam o pregão em alta de 17,82%, cotadas a R$ 7,67. O Ibovespa, índice de referência da B3, subiu 2,59%, a 118.883,25 pontos.

(Com Jader Lazarini e Vinicius Pereira)

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Arthur Guimarães

Compartilhe sua opinião

Receba atualizações diárias sobre o mercado diretamente no seu celular

WhatsApp Suno