A CVC (CVCB3) divulgou nesta sexta-feira (21) a sua prévia operacional do quarto trimestre de 2021.
As reservas confirmadas atingiram R$ 3,044 bilhões no trimestre, aumento de 64% ante mesmo trimestre de 2020. O aumento foi de 4% em comparação com o trimestre imediatamente anterior.
Já no acumulado do ano, as reservas confirmadas somaram R$ 8,967 bilhões, uma alta de 41% na comparação com 2020.
Em relação às reservas embarcadas, o montante total foi de R$ 3,336 bilhões no 4T21, crescimento de 93% em relação à igual etapa de 2020. Em 2021, as reservas embarcadas atingiram R$ 8,708 bilhões, aumento de 32% contra 2020.
De acordo com a CVC, no Brasil, as reservas confirmadas em novembro e dezembro equivalem a 66% do registrado no mesmo período de 2019, dois pontos percentuais acima do reportado no terceiro trimestre deste ano. Os números de outubro foram excluídos do cálculo, pois a empresa sofreu um ataque digital na época.
Já as reservas embarcadas avançaram 93% frente ao 4T20, aumento com influência da operação na Argentina. Contra o terceiro trimestre, a alta foi de 28% e no ano de 32%.
Conforme a CVC, houve desaceleração de vendas a partir da segunda quinzena de dezembro, especialmente para destinos internacionais, diante do avanço da variante Ômicron da Covid-19. O segmento estava em demanda e se recuperava durante o trimestre.
A empresa espera, entretanto, que esse efeito seja transitório, já que vê “sinais de estabilização ou declínio dos casos em alguns dos primeiros países acometidos por ela”.
CVC (CVCB3) ensaia retomada com digitalização e Argentina, diz diretor
Com as restrições impostas pela pandemia, a CVC (CVCB3) teve queda de 22% nos seus papéis desde o início de 2021 mas, para os próximos anos, a companhia pretende uma retomada com uma ampliação da operação na América Latina e um aumento na digitalização em conjunto com a operação física.
Em entrevista exclusiva ao Suno Notícias, o CFO (Chief Financial Officer) da CVC, Marcelo Kopel, comenta a situação atual da companhia e os seus prognósticos para o futuro.
Ante o avanço da variante Ômicron, que surgiu recentemente, a companhia acredita que o impacto financeiro em passagens compradas deve ser reduzido.
Isso porque o período de dezembro marca o início da abertura da temporada de verão no Hemisfério Sul, e com o avanço da vacinação no Brasil, atualmente cerca de 90% dos embarques dos clientes do grupo CVC Corp são de viagens domésticas, em linha com a preferência histórica dos consumidores nessa época do ano.
Além disso, com a demanda ainda represada atualmente, o executivo da CVC espera uma melhora do quadro para os próximos meses.