A CVC (CVCB3) divulgou os resultados do terceiro trimestre de 2020 na última sexta-feira (13). A empresa reportou um prejuízo de R$ 215,6 milhões, revertendo o lucro líquido de R$ 13,2 milhões em igual período de 2019.
O resultado negativo ocorreu em função das medidas de isolamento tomadas em função da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), informou a CVC.
O Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) ajustado do período foi negativo em R$ 117,2 milhões, contra resultado positivo de R$ 159 milhões do mesmo período do ano anterior. A margem fechou negativa em 189% contra margem Ebitda positiva de 37,2% em igual base.
Suno One: o primeiro passo para alcançar a sua independência financeira. Acesse agora, é gratuito!
A receita líquida de vendas totalizou R$ 62 milhões no trimestre, retração de 85,5% na comparação anual, ainda sobre influencia das restrições provocadas pelo isolamento social no cenário de pandemia, “com relevante impacto nas viagens nacionais e internacionais”, disse a empresa.
A CVC informou por meio do relatório que a pandemia seguiu impactando as vendas e embarques. As Reservas confirmadas no Brasil somaram R$ 874 milhões no trimestre, queda de 78,2% na comparação anual. Enquanto as reservas confirmadas da CVC Corp, incluindo as operações na Argentina, totalizaram R$ 1,039 bilhão no período, queda de 76% em igual base de comparação.
O resultado financeiro líquido foi negativo em R$ 11,7 milhões no trimestre, baixa de 79,5% no ano, refletindo a “redução dos encargos financeiros, redução do volume de vendas através da cessão de direitos creditórios às financeiras e ganho nas operações de hedge”, explicou a empresa.
Em relação ao seu endividamento, a agência de viagens revelou: “Os saldos da dívida líquida no 3T20 e 3T19 eram de R$354,1 milhões e R$1.134,7 milhões, respectivamente. Incluindo as dívidas de aquisições, a dívida líquida da CVC Corp foi de R$561,4 milhões em 30 de setembro de 2020”.
Além disso, o grupo destacou que apesar do difícil cenário, a geração de caixa operacional nos primeiros nove meses de 2020 atingiu R$ 1,242 bilhão, contra uma geração de caixa de R$ 247,2 milhões em igual período de 2019, “em função da postergação dos embarques já contratados e redução significativas das novas vendas, aliadas a medidas de contenção de gastos como resposta à crise”, disse a CVC.