CVC (CVCB3) registra lucro líquido de R$ 392,5 mi no 4T20

A CVC (CVCB3) divulgou na última sexta-feira (26) os seus resultados do quarto trimestre de 2020 e do consolidado do ano passado.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

No quarto trimestre do ano passado, a CVC obteve um lucro líquido de R$ 392,5 milhões, revertendo o prejuízo de R$ 95,8 milhões registrado no mesmo período do ano anterior.

Por outro lado, no acumulado do ano, a empresa de turismo registrou um prejuízo de R$ 1,2 bilhão, contra um prejuízo de R$ 1,9 milhão registrado em 2019.

Por sua vez o lucro líquido ajustado, que inclui no cálculo itens considerados como não recorrentes, foi de R$ 96,3 milhões no quarto trimestre do ano passado, contra R$ 106,1 milhões do mesmo período do ano anterior.

No acumulado do ano, o prejuízo ajustado foi de R$ 270,7 milhões, contra um lucro líquido ajustado de R$ 56 milhões de 2019.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Vídeo Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

No quarto trimestre de 2020 a CVC realizou uma reclassificação entre despesas recorrentes e não recorrentes totalizando o valor de R$ 64,4 milhões, relativa a trimestres anteriores. Esta reclassificação não altera os resultados contábeis reportados ao mercado anteriormente.

No acumulado do ano de 2020 os efeitos não recorrentes somam R$ 839,4 milhões, principalmente provenientes de impairment de intangíveis (R$ 690,7 milhões), Provisões de Dívidas Duvidosas e outras despesas relacionadas ao novo coronavírus (covid-19) que totalizaram R$ 72,5 milhões.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

O Ebitda (lucroantes de juros, impostos, depreciação e amortização) ajustado do quarto trimestre de 2020 foi negativo em R$ 30 milhões, um resultado também negativo como o do mesmo período de 2019, que tinha sido de R$ 7,1 milhões.

No ano, o Ebitda ajustado foi negativo de R$ 79,4 milhões, contra um resultado negativo de R$ 13,4 milhões registrado em 2019.

Segundo a CVC, a redução no EBITDA Ajustado é derivada principalmente pela queda na receita líquida comparada ao quarto trimestre de 2019, além a redução nos volumes de vendas e embarques provocadas pela pandemia do novo coronavírus.

Coronavírus afeta receita da CVC (CVCB3)

A receita líquida em 2020 foi de R$ 517,3 milhões, cerca de 1/3 do que o R$ 1,569 bilhão registrado em 2019.

No quarto trimestre do ano passado, a receita líquida foi de R$ 162,8 milhões, contra R$ 290,5 milhões do mesmo período de 2019.

As reservas confirmadas totalizaram R$ 1.857,4 milhões no 4T20, em queda de 63,2% em relação ao mesmo período de 2019.

No acumulado de 2020, as reservas chegaram a R$ 6,3 bilhões, 67,1% menos de quanto registrado em todo 2019, que tinha sido de R$ 19,390 bilhões.

A geração de Caixa Operacional ao longo de 2020 atingiu R$ 848,6 milhões, em comparação a uma geração de caixa de R$ 260,7 milhões de 2019.

Um resultado obtido, segundo a CVC, “graças a postergação dos embarques já contratados e volume reduzido de novas vendas, aliadas a um fluxo de recebimento com menor risco de crédito para a companhia e medidas de contenção de gastos como resposta à crise”.

A empresa de turismo salientou em seu relatório de resultados como “O ano de 2020 foi o mais desafiador da história da Companhia e do mercado de turismo por conta da pandemia mundial causada pelo novo coronavírus (Covid-19). Estamos implementando diversas ações para mantermos o protagonismo na retomada do mercado de turismo, além de preparar as bases para o crescimento futuro da Companhia”.

Entre as medidas que a CVC tomou para preservar suas operações estão a mudança de gestão e reorganização do comitê executivo, com a nomeação como diretor-presidente (CEO) de Leonel Dias de Andrade Neto, a implantação de um novo modelo de governança, um processo de capitalização de cerca de R$ 665,6 milhões, uma renegociação de dívidas e revisão do rating e a aprovação de um plano de incentivo de longo prazo, além de uma estratégia com iniciativas para a retomada dos negócios.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Planilha-controle-de-gastos.png

Carlo Cauti

Compartilhe sua opinião

Receba atualizações diárias sobre o mercado diretamente no seu celular

WhatsApp Suno