A empresa de pacotes de viagens CVC (CVCB3) anunciou um prejuízo líquido 76,1% maior no segundo trimestre de 2023 ante o mesmo período em 2022. O valor agora soma R$ 167 milhões, de acordo com o resultado divulgado pela CVC Corp na terça-feira (8).
O Ebitda (lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) do trimestre ficou em R$ 1,5 milhão negativo, um aumento de 82,9% em relação ao trimestre do ano anterior. No saldo semestral, o Ebitda foi de -56,4% ante o mesmo período de 2022.
Na perspectiva da CVC, os resultados “demonstraram resiliência e crescimento ao longo do primeiro semestre de 2023, com resultados que corroboram o aquecimento do turismo, embora o resultado do 2T23 tenha sido afetado negativamente pelas restrições de capital pré follow-on”.
Recapitulando o primeiro semestre de 2023, a CVC registrou um crescimento de quase 20% nas reservas confirmadas em comparação com o primeiro semestre de 2022. A receita líquida indicou um crescimento tímido no semestre de 0,4%, sendo negativa (-0,1%) no 2T23. No trimestre, o montante equivale a R$ 269,4 milhões.
Em volume de Reservas Confirmadas, o aumento do trimestre foi de 2,0% ante o 2T22, um período em que as restrições sanitárias já eram removidas após a Covid-19 e o setor de turismo já via sinais de reaquecimento.
No B2C (business to costumer), as Reservas cresceram 2,5% graças aos produtos exclusivos e procura por viagens marítimas, além de condições especiais de preço. No B2B (business to business), as reservas executivas tiveram uma queda de 9,4%, menor estímulo na venda de produtos aéreos.
Os destinos internacionais representaram 59% das reservas confirmadas, sendo a maior concentração no Pacote de “Circuitos Europeus”, e viagens para Portugal e Orlando, EUA. Ao todo, o semestre somou R$ 7,9 bilhões em reservas confirmadas, 19,9% acima dos primeiros seis meses de 2022.
Avanços da CVC no trimestre
No trimestre passado, a CVC apresentou avanços em sua eficiência operacional, com foco na redução de despesas gerais e administrativas (13%), cortando gastos não voltados para o negócio. Além disso, algumas provisões foram planejadas para concretizar a partir de julho.
Entretanto, quanto às alíquotas (take rate), a companhia registrou uma presença mais forte da Argentina no mix, além de produtos exclusivos B2C e produtos embarcados na Black Friday que impactaram de forma negativa o take rate.
Ademais, outros fatos relevantes ao longo do tri na companhia foi a troca de CEOs. Saiu Leonel Andrade e entrou Fabio Martinelle Godinho, eleito pelo Conselho de Administração, junto a uma reestruturação com gestores chaves.
Durante a troca, também foi confirmado um aporte de R$ 75 milhões do fundador da CVC, Guilherme Paulus.
Na manhã da quarta-feira (9) após a divulgação dos resultados pós-fechamento na terça (8), as ações da CVC (CVCB3) eram negociadas a R$ 2,70, em baixa de -6,25%.
Cotação CVCB3