O Conselho de Administração da CVC (CVCB3) aprovou, na última quinta-feira (9), o aumento do capital social da companhia de, no mínimo, R$ 200 milhões e, no máximo, R$ 301 milhões, por meio da emissão de ações ordinárias, nominativas, escriturais e sem valor nominal para subscrição privada. As informações foram divulgadas via fato relevante.
Além das ações, a CVC também emitirá um bônus de subscrição. Ele poderá ser exercido caso a emissão de ações atinja o patamar máximo previsto. Nesse caso, a empresa poderá ter um aumento de capital total de até R$ 401 milhões. O bônus aos subscritores de ações no aumento de capital se dará em série única, na proporção de um bônus para cada ação subscrita.
O aumento de capital será feito por meio da emissão de novas ações ordinárias, nominativas, escriturais e sem valor nominal correspondentes a, no mínimo, 15.576.324 de ações e, no máximo, 23.500.000.
Levando em conta o preço de emissão de R$ 12,84 por ação, que será destinado inteiramente ao capital social da empresa, após a injeção de capital, o capital social da CVC, que está no valor de R$ 664.977.822,17, e é representado por 149.328.579 ações, será de, no mínimo, R$ 864.977.822,33, representado por 164.904.903 papéis. Considerando que a companhia chegue ao valor máximo do aumento de capital, a CVC alcançará o valor de R$ 966.717.822,17 em seu capital social, com 172.828.579 ações.
Como justificativa para o aumento de capital neste momento, a CVC destacou as incertezas e o delicado cenário atual provocado pela pandemia de coronavírus (Covid-19). A companhia destacou que o seu setor de atuação, o de viagens, foi bastante afetado. “Hotéis e cruzeiros tiveram atividades suspensas, e as companhias aéreas, um dos principais fornecedores da companhia, reduziram drasticamente sua malha aérea. Países estão fechando suas fronteiras para vários países, incluindo o Brasil”, relatou a CVC.
“Nesse sentido, o aumento de capital, na forma ora proposta, tem como objetivo fortalecer o balanço da Companhia para a continuidade das medidas de enfrentamento da pandemia de Covid-19, em linha com os fatos relevantes já divulgados, mediante o fortalecimento de sua posição de caixa, a fim de viabilizar a retomada das vendas a crédito e parceladas, que compõem aproximadamente 85% do total das suas vendas, e à preparação da companhia para um cenário de curto prazo ainda marcado por grande volatilidade e incerteza”, salientou a CVC.