CustomerX: startup garante o sucesso de clientes com captação de dados

Em 2021, pouco mais de quatro milhões de empresas foram abertas no Brasil, segundo o Boletim Mapa de Empresas, elaborado pelo Ministério da Economia. Somando as novatas com as antigas, o País fechou o ano com 18,9 milhões de empresas ativas, todas lutando por um mesmo objetivo: conquistar clientes. Para ajudar as mais variadas companhias nessa missão, a CustomerX foi criada.

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A CustomerX é uma plataforma que trabalha com captação de dados para a área de sucesso dos clientes (customer success) das empresas. Por meio de ferramentas e integração de sistemas, a startup consegue identificar todos os movimentos de um cliente dentro de um ambiente virtual de determinada empresa.

Informações como o que o cliente acessa, por quanto tempo, páginas que ele mais vê, o que ele não quer ver, entre outras atividades, são captadas pela startup para medir a penetração da empresa. E não só: por meio da integração de sistemas, a CustomerX também consegue acessar outros dados que deixam o “raio-x” do cliente mais completo.

“Conseguimos saber se aquela pessoa abre muitos chamados no suporte da empresa, se está inadimplente, se é um cliente recorrente, entre outras informações que ajudam as empresas a entender a jornada e o próximo passo daquela pessoa nos serviços e produtos oferecidos”, conta Adriana Guimarães, head de Marketing da CustomerX.

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Segundo a diretora, munidos dessas informações, as empresas clientes da startup conseguem trabalhar ações de engajamento, recuperação de cliente, campanhas de novos produtos e serviços, entre outras atividades que permitem uma expansão mais efetiva do negócio.

“Quando você sabe o que se passa com o seu cliente é mais fácil tomar decisões sobre os próximos passos do negócios. É possível trabalhar um crescimento mais saudável e sustentável, porque você conhece o seu cliente e sabe o que fazer para reter e engajá-lo. É isso que oferecemos”, diz Guimarães.

Equipe da CustomerX. Foto: Divulgação
Equipe da CustomerX. Foto: Divulgação

Um furo no mercado

A área de sucesso do cliente ainda é pouco explorada pelo mercado brasileiro e pelas empresas, segundo conta a equipe da CustomerX. “É um movimento que vemos mais forte no exterior, com plataformas de customer success estrangeiras que são usadas por empresas aqui no Brasil. Mas são poucos casos ainda assim”, diz Guimarães.

Segundo o CEO da CustomerX, Leonardo Superti, nos últimos três anos o interesse de empresas brasileiras pela área de sucesso do cliente começou a aumentar, principalmente por parte das startups que buscam a retenção de clientes.

“Alcançar novos clientes custa caro para as empresas. Aumentar a receita e o engajamento de quem já é cliente é mais negócio. Mas, com o aumento da concorrência, não é tarefa fácil. É preciso conhecer o seu cliente, entender o que ele busca, o que ele sente que falta nos serviços, para então trabalhar isso. É aí que a CustomerX atua”, diz Superti.

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Com início de operações em 2018, a startup de sucesso do cliente passou pela sua primeira rodada de investimentos em 2021, com um aporte de R$ 1,5 milhão, liderado pela G2 Capital, com participação de BR Angels, Bossanova, DOMO Invest e EquityRio.

Com o dinheiro, a CustomerX já trabalha no aumento do seu time de funcionários e também em estratégias de marketing para ampliar o portfólio de clientes. Atualmente, a empresa conta com 134 clientes ativos, entre eles estão nomes como Abstartups, Neemo (Linx), Exact Sales, PetLove, Siagri, Tray (Locaweb), TecnoSpeed e Track.

“É uma área muito nova, que precisa de veiculação de conteúdo para educar as empresas do que se trata o serviço de sucesso do cliente e como ele pode ajudar nos negócios. É um passo de educação que a gente já trabalha e deve expandir ainda mais”, conta o CEO.

CustomerX conta com infraestrutura AWS

Para operar com tantos dados de integração de sistemas e análises robustas, a CustomerX precisa de uma boa infraestrutura tecnológica e para isso conta com a parceria da Amazon Web Services (AWS), serviço de computação em nuvem da Amazon (AMZO34).

Ricardo Grassi, diretor de tecnologia (CTO) da CustomerX, explica que no início a empresa ainda trabalhava com os serviços de outros concorrentes da AWS, mas, aos poucos, migrou toda a operação para a subsidiária da Amazon.

“No início, não tínhamos noção de todos os serviços que poderíamos usar da infraestrutura da AWS. Com o tempo, aprendemos mais sobre os diferentes serviços e entendemos o quanto poderíamos crescer com a nuvem deles, além do suporte que realmente oferece suporte com as dúvidas. Isso foi um ponto decisivo”, conta Grassi.

Segundo o CTO da CustomerX, o programa de startups da AWS também foi um fator importante para a decisão da empresa, tanto pela oportunidade de parceria com outras empresas quanto pelos projetos de aceleração e cursos.

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Monique Lima

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