Ícone do site Suno Notícias

CTG Brasil pede autorização para IPO que deve levantar R$ 4 bilhões

CTG Brasil

CTG Brasil. Foto: Henrique Manreza/CTG Brasil

A CTG Brasil solicitou à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) autorização para uma oferta pública inicial (IPO, na sigla em inglês), que deve sair em janeiro do próximo ano. A geradora de energia deve levantar aproximadamente R$ 4 bilhões. A informação foi apurada pelo site Brazil Journal.

A oferta pública inicial da CTG Brasil será totalmente primária, de forma a diluir a China Three Gorges International, multinacional da China que detém 100% do capital da subsidiária brasileira.

Atualmente, a empresa conta com 17 hidrelétricas (que representam mais de 95% de sua capacidade) e 11 usinas de geração eólica. As concessões possuem um prazo médio de 17,5 anos.

A CTG Brasil está entre as maiores geradoras de energia do Brasil, com 8,3 GW de capacidade. A companhia aparece atrás somente da Engie (EGIE3), com 8,4 GW; e da Eletrobras (ELET3), com 41 GW.

Em seu site, a CTG Brasil informa que a China Three Gorges Corporation escolheu o Brasil como um país prioritário em sua estratégia de crescimento internacional.

Desde 2013, quando chegou ao país, a companhia efetuou alianças estratégicas com outras empresas do setor e com forte presença local.

“Para crescer de forma sustentável, a CTG Brasil vem ampliando seus investimentos para se tornar uma empresa de energia limpa cada vez mais relevante”, informa.

Destino dos recursos do IPO da CTG Brasil

Conforme apurado pelo Brazil Journal, a tese do IPO da CTG Brasil é utilizar os valores da oferta para bancar um pipeline de três novos projetos — que devem agregar 1,6 GW de capacidade.

Desses projetos, dois serão de plantas eólicas no Nordeste. O terceiro será uma usina solar em Minas Gerais.

O site ainda informa que a empresa separará uma parte dos valores para fusões e aquisições (M&As, na sigla em inglês), além de distribuir dividendos já declarados.

De acordo com uma fonte do setor, que falou ao Brazil Journal, a CTG Brasil tem uma vantagem competitiva de “ter acesso fácil aos fornecedores”. A razão disso é que grande parte deles são da China. 

Sair da versão mobile