Ícone do site Suno Notícias

CTEEP (TRPL4) anuncia início de operação de subsidiária IE Aguapeí

CTEEP anuncia inicio de operação comercial de subsidiária

CTEEP anuncia inicio de operação comercial de subsidiária

A Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista, a CTEEP (TRPL4), afirmou em comunicado ao mercado nesta terça-feira (2) que a sua subsidiária IE Aguapeí, na qual possui 100% de participação, iniciou sua operação comercial. A subestação de Alta Paulista, com 800 MVA de potência, e 105 km de linhas de transmissão foram energizados.

 

A inauguração se deu com 6 meses de antecedência do prazo dado pela Agência Nacional de Energia Elétrica, a Aneel. Os dois ativos entregues representa 59% da capacidade da receita anual permitida à subsidiária da CTEEP.

A IE Aguapeí foi formada depois do leilão do lote 29 realizado em abril de 2017 e está localizada no centro de São Paulo. Ela beneficiará o munícipio de Presidente Prudente e arredores. Segundo a nota, a subsidiária “aliviará o carregamento dos sistemas 440 kV da região e ampliará a capacidade de utilização da malha de 138 kV”.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Além dos 105 km e da subsestação já energizada, a CTEEP realizará, em uma segunda etapa, a energização da subestação de Baguaçu e entregará os kilometros restantes de linhas de transmissão, finalizando, desta forma, a construção dos ativos da IE Aguapeí.

CTEEP se comprometeu com construção menos danosa ao meio ambiente

Ainda segundo o comunicado, a CTEEP, durante a obra, utilizou técnicas para minimizar o impacto ao meio ambiente. A distância entre as torres em relação ao solo e lançamento de cabos com drones ajudaram a preservar a vegetação nativa.

A CTEEP realizou ainda a compensação ambiental de 4,95 hectares de Mata Atlântica, em acordo com a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo, e doou cinco mil mudas ao munícipio de Flórida Paulista. 100% dos resíduos recicláveis gerados no empreendimento foram destinados aos locais corretos.

Ao total, foi feito um investimento de R$ 360 milhões pela CTEEP, 40% menor do que o Capex da Aneel. A margem Ebitda estimada é de 90%. A receita anual permita para a Iguapei é de R$ 60 milhões até 2021.

A CTEEP financiou o projeto por meio da emissão de debêntures.

Sair da versão mobile