O grupo educacional Cruzeiro do Sul (CSED3) comprou o Centro de Ensino de Pinhais, no Paraná, nesta quinta-feira (6). Segundo comunicado divulgado ao mercado, a papelada foi assinada após o aval do Centro de Estudos Superiores Positivo, sua subsidiária.
A Cruzeiro do Sul disse que o “enterprise value” da transação é de R$ 184.340.843,97, considerando também as dívidas do Centro de Ensino de Pinhais. A empresa afirma que essa cifra representa um pagamento aproximado de R$ 1,197 milhão por vaga autorizada ou R$ 1,002 milhão por vagas totais (autorizadas, Prouni e Fies).
A conclusão da compra da Cruzeiro do Sul depende de algumas condições normais em negociações desse tipo, de acordo com a companhia. Em troca das partes que estão sendo compradas, a empresa disse que concordou em pagar aos vendedores um preço inicial de R$ 171.255.843,97.
Desse montante, R$ 161.255.843,97 devem ser pagos na data de fechamento e R$ 10.000.000,00, corrigidos pelo Certificado de Depósito Interbancário (CDI) entre a data de fechamento e a data do efetivo pagamento, devem ser pagos em até 10 dias úteis após a definição do valor do ajuste de preço, segundo o comunicado da Cruzeiro do Sul sobre a compra.
Grupo quer abrir novos cursos de medicina após lucrar R$ 39 milhões
A Cruzeiro do Sul divulgou na segunda-feira (3) que está em processo com seis pedidos administrativos junto ao Ministério da Educação para obter autorização para novos cursos de medicina.
Esses pedidos administrativos, quando somados, representam um potencial total de até 670 novas vagas para cursos de medicina, o que equivale a um aumento de 98%.
Atualmente, a empresa possui 685 vagas autorizadas: 276 na Unicid em São Paulo, 169 na Positivo em Curitiba, 140 na Unipê em João Pessoa e 100 na Unifran em Franca (SP).
Esse anúncio vem após a Cruzeiro do Sul anunciar um lucro líquido de R$ 39 milhões no primeiro trimestre deste ano (1T24), o que representa um aumento de 3,2 vezes em relação ao mesmo período do ano passado. A margem líquida ajustada atingiu 6,3%, um aumento de 4,1 pontos percentuais na comparação anual.
Durante o período, o grupo educacional alcançou uma receita líquida de R$ 611 milhões, o que representa uma expansão de 14,8%. A base total de alunos aumentou em 15,2%. O aumento na receita foi impulsionado pelo crescimento do ticket médio em ambos os segmentos, junto com a otimização do portfólio de cursos. O ticket médio aumentou 1,9% na graduação presencial e 8,7% na graduação digital.
O Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) ajustado da Cruzeiro do Sul totalizou R$ 196 milhões, um aumento de 20,0%, com uma margem de 32,1%, um aumento de 1,4 pontos percentuais em comparação com o mesmo período do ano anterior. A geração de caixa operacional alcançou R$ 174 milhões, representando um aumento de 22,4% em relação ao ano anterior.