Cristina Kirchner anuncia sua candidatura à vice-presidência da Argentina
A ex-presidente da Argentina, Cristina Kirchner anunciou sua candidatura à vice-presidência do País nas eleições de outubro. Kirchner fará parte da chapa de seu ex-chefe de gabinete, Alberto Fernandez, candidato à Presidência. O anúncio foi feito na manhã deste sábado (18).
“Pedi a Alberto Fernandez que chefie a chapa que vamos integrar: ele como candidato a presidente e eu como candidata a vice das próximas eleições primárias, abertas, simultâneas e obrigatórias”, disse Cristina Kirchner, em vídeo divulgado nas redes sociais.
Eleições na Argentina
As eleições argentinas acontecerão no segundo semestre deste ano. Uma disputa entre o atual presidente Mauricio Macri e Cristina Kirchner era esperada pelo mercado, tendo em vista que o governo atual passa por uma recessão aguda e pressionado por uma inflação crescente conta o núcleo forte de seguidores da antiga presidente do País, embora ainda haja cautela sobre a volta de Kirchner ao comando da Argentina.
Saiba mais: Banco central da Argentina decide intervir no mercado de câmbio
Em seu Twitter, Kirchner divulgou um vídeo dizendo que é a chapa que melhor expressa as necessidades atuais do país.
“A Argentina precisa convocar os mais amplos setores sociais, políticas e econômicos, não para ganhar uma eleição, mas para governar”, afirmou a candidata a vice-presidente.
En la Semana de Mayo, reflexiones y decisiones. Sinceramente Cristina.https://t.co/UWoQq5CDH9
— Cristina Kirchner (@CFKArgentina) 18 de maio de 2019
Kirchner e Fenandez
Cristina Kirchner é viúva do ex-presidente Nestor Kirchner que comandou a Casa Rosada entre 2003 e 2007. No entanto, a atual candidata à vice-presidência também já foi presidente da Argentina, governando o país entre 2007 e 2015.
O líder da chapa, candidato à Presidência, Alberto Fernandez, foi chefe de gabinete do ex-presidente Nestor Kirchner e depois seguiu por alguns meses no cargo após Cristina Kirchner assumiu, em seu primeiro mandato.
Atualmente, Cristina Kirchner é senador. Seu nome já era cotado para concorrer a presidência contra o atual comandante, Mauricio Macri. De acordo com uma pesquisa realizada pela “Synopsis Consultores”, ela detinha cinco pontos percentuais a frente de Macri e liderava a corrida eleitoral.