Crescimento do Brasil em 2019 deve ser de 2,1%, segundo OCDE
A Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) divulgou nesta quarta-feira, 21 de novembro, sua pesquisa sobre expectativas econômicas para o mundo. Destaque, principalmente, para baixa no crescimento do Brasil para o próximo ano, ficando em 2,1%.
Enquanto a última projeção da entidade sobre o crescimento do Brasil foi de 2,5%. Mesmo valor apontado pelo boletim Focus da última segunda-feira (19).
Para 2018, a OCDE colocou que o PIB brasileiro deve ter alta de 1,2%, enquanto o mercado aponta que este número deve chegar a 1,36% neste ano.
A organização apontou motivos para a baixa: “Sem uma forte redução de gastos, a sustentabilidade das contas públicas continua em risco, especialmente devido ao aumento das despesas com aposentadorias”.
A OCDE ainda apontou que o PIB mundial, em 2019, deve ficar em 3,5%, baixa de 0,4 pontos percentuais na comparação com o levantamento de junho, quando a expectativa era de 3,9%.
Contudo, foi mantido a projeção de 3,7% para este ano.
Entre os motivos para este pessimismo na economia mundial está, principalmente, a guerra comercial entre China e Estados Unidos.
Fato que vem afetando todo globo, inclusive a economia do Brasil.