CPI dos EUA avança 0,3% em abril; ‘inflação está mais controlada’, aponta analista

O CPI (do inglês, índice de preços ao consumidor) dos Estados Unidos avançou 0,3% em abril ante março, segundo dados divulgados pelo Departamento do Trabalho nesta quarta-feira (15).

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop.jpg

O dado, usado como um termômetro da inflação na economia dos EUA, ficou abaixo da mediana de analistas consultados pelo Projeções Broadcast, de alta de 0,4%.

Apenas o núcleo do CPI, que exclui os voláteis preços de alimentos e energia, também avançou 0,3% na comparação mensal de abril, vindo em linha com o consenso do mercado.

Na comparação anual, o CPI dos EUA subiu 3,4% em abril, desacelerando frente ao aumento de 3,5% de março. Já o núcleo do CPI teve incremento anual de 3,6% no mês passado, perdendo força ante o acréscimo de 3,8% de março. As leituras anuais do CPI em abril vieram em linha com as expectativas.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Investindo-no-exterior.png

CPI dos Estados Unidos em 0,3% é positivo, segundo analista

O analista de investimentos e co-fundador da Escola de Investimentos, Rodrigo Cohen, defende que o CPI levemente abaixo do esperado é um dado muito positivo.

“O índice de atividade industrial veio bem abaixo do esperado e isso fez com que no mundo o dólar despencasse de uma forma muito forte, muito rápida, no momento da divulgação,” comenta Cohen.

De acordo com o especialista, os dados mostram que a inflação nos EUA, ainda longe da meta, está conseguindo ser controlada, e pode ser que nas próximas decisões isso seja muito levado em consideração pelo Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA).

“Eu acredito que o Fed tem tudo, na minha opinião, para olhar agora com um pouco mais de calma para esses dados com o objetivo de diminuir os juros,” argumenta Cohen.

Além disso, o analista pontua que os dados de inflação ao produtor (PPI), divulgados ontem (14) também, estão abaixo do esperado. Esses indicadores podem exercer uma influência no Fed para uma decisão mais dovish em relação aos juros.

A inflação está bem longe da meta ainda, mas a economia norte-americana pode começar a pensar em pelo menos uma queda até o final do ano. Apesar disso, Cohen também reforça que o banco central está certo em adotar uma política monetária mais cautelosa, ainda que os dados comecem a favorecer uma queda na taxa de juros aé o final do ano.

Para o Ibovespa, o resultado do CPI dos Estados Unidos deverá ter um impacto discreto, com o foco do mercado financeiro na troca de presidente da Petrobras. “O dólar está caindo agora depois do CPI justamente refletindo os dados bons”, completa.

Com informações de Estadão Conteúdo.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Camila Paim

Compartilhe sua opinião

Receba atualizações diárias sobre o mercado diretamente no seu celular

WhatsApp Suno