Cosan (CSAN3) recebe aval para aumentar participação na Vale (VALE3)
A Cosan (CSAN3) foi autorizada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) a aumentar sua participação na Vale (VALE3), segundo publicação no Diário Oficial da União (DOU).
No dia 7 de outubro, a Cosan anunciou a compra de uma participação correspondente a cerca de 4,90% do total de ações ordinárias (ex-tesouraria) de emissão da Vale.
Na ocasião, a Cosan revelou ainda que pretendia elevar sua participação acima do percentual já comprado, e procuraria a aprovação imediata do Cade.
A Cosan ainda tem uma posição adicional e exclusivamente financeira de 1,6% do capital social da mineradora, contratada por operação de derivativo diversa da usada para a compra. Essa posição poderá ser convertida em participação direta da Vale após autorização do Cade.
A jornada de diversificação de portfólio da empresa
Em fato relevante divulgado no mês passado, a Cosan informa que “esse movimento é mais um passo na jornada de diversificação de portfólio da companhia, investindo em ativos irreplicáveis nos setores em que o Brasil tem clara vantagem competitiva”.
A empresa ainda informou que o financiamento da operação foi por meio de uma combinação de linhas de crédito que incluem a emissão privada de notas comerciais e um financiamento atrelado a instrumentos derivativos.
Em comunicado ao mercado, ao comentar sobre a Vale, a Cosan destaca a “entrada em um momento favorável para criação de valor para o portfólio” da empresa.
“Continuamos comprometidos com a nossa usual disciplina de capital, garantindo o sucesso de longo prazo do portfólio enquanto mantemos a alavancagem em níveis adequados”, ressalta a Cosan.
Cotação da Cosan nesta quarta-feira
Nesta quarta-feira (16), as ações da Cosan fecharam em baixa de 3,27%, a R$ 17,15. No pregão desta segunda-feira (14), os papéis tinham recuado 2,04%.
Já no acumulado deste ano, a desvalorização das ações da Cosan estão próximas a 19%.