Ícone do site Suno Notícias

Cosan (CSAN3) estende negociações para criar joint venture de minério de ferro

Cosan (CSAN3). Foto: Divulgação

Cosan (CSAN3). Foto: Divulgação

A Cosan (CSAN3) divulgou na última quinta-feira (14) que estendeu as negociações entre sua subsidiária Atlântico Participações e a Bergnol Holding Limited por mais dois anos.

A extensão trata da formação de uma joint venture (JV) para explorar minério de ferro, chamada JV Mineração. Um memorando de entendimento foi acertado em maio de 2021 entre as companhias. A Cosan e a Bergnol Holding continuam em negociação para finalizar o acordo.

De acordo com a ata, a mudança aponta que um acordo final precisa estar em vigor até maio de 2023. Entretanto, o documento não diz qual é o novo prazo e nem qual era original, ou quanto será o percentual de cada empresa na joint venture.

O conselho de administração da Cosan pontua que será mantida a governança inicialmente acordada e que tem direito de preferência nesse tipo de operação.

Leia mais

Cosan (CSAN3): subsidiária Moove compra americana PetroChoice por US$ 479 mi

Cosan (CSAN3) informou que sua subsidiária Moove celebrou contrato para aquisição total das ações da Stryker Intermediate Holding, também chamada de PetroChoice, por US$ 479 milhões.

O contrato foi fechado por meio de uma nova subsidiária, a Millennium Moove Corp.

A PetroChoice é uma distribuidora e comercializadora de lubrificantes da marca Mobil, assim como de marcas proprietárias nos Estados Unidos.

A companhia distribui anualmente cerca de 240 milhões de litros de lubrificantes, além de possuir ativos distribuídos em 25 estados do país, com duas plantas de mistura de lubrificantes e mais de 50 centros de distribuição.

Conforme o fato relevante enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a Cosan destaca ainda que a Moove, além das operações no Brasil e nos Estados Unidos, também distribui óleos lubrificantes em países da América do Sul e da Europa.

A subsidiária possui também uma unidade produtiva na Inglaterra, onde produz e comercializa lubrificantes para Europa e Ásia.

A companhia afirma que a aquisição é estratégica na alocação de capital da Cosan, “com foco principal na geração de valor aos acionistas e demais stakeholders”, ao replicar seu modelo de negócios internacionalmente.

Sair da versão mobile