Cosan (CSAN3) propõe joint venture e compra de porto para explorar minério de ferro
A Cosan (CSAN3) anunciou nesta segunda-feira (23) que pretende atuar nos segmentos de mineração e logística, que receberão o primeiro investimento por meio de uma nova estrutura corporativa.
Em fato relevante arquivado na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a Cosan explicou que fará esses investimentos para explorar minério de ferro com a seguinte estrutura de fundos:
A Atlântico, controlada da Cosan, firmou hoje uma proposta vinculante com São Luís Port e os demais acionistas minoritários para aquisição de 100% do TUP Porto São Luís por R$ 720 milhões.
Terminal e formação de joint venture
A TUP Porto São Luís é dona de um terminal de uso privado localizado em São Luís, no Maranhão. Contudo, essa operação está sujeita a aprovações regulatórias e concorrenciais.
Além disso, a Atlântico também firmou um memorando de entendimentos vinculante (MoU) com uma sociedade do Grupo Paulo Brito, controlador da Aura Minerals — empresa de mineração com foco em ouro e cobre — para a formação de uma joint venture para a exploração de minério de ferro, a JV Mineração.
O acordo prevê que a Atlântico será dona de 37% do capital total e controle compartilhado da nova companhia combinada, “ou seja, 50% das ações ordinárias, da nova companhia combinada, após o aporte do Porto e de caixa, a depender de chamadas de capital pela administração da companhia”, salienta a Cosan.
A empresa destaca ainda que entrará com um parceiro estratégico em um novo ramo de negócios, contribuindo sua expertise logística portuária e de gestão.
A JV Mineração deve começar a operar em 2025 e será uma empresa integrada de mineração e logística, de acordo com o fato relevante. O primeiro projeto mineral a ser explorado pela nova companhia está localizado na região de Carajás (PA).
Cosan: projetos de mineração no Pará
A JV Mineração será uma empresa integrada de mineração e logística, que possuirá, além do Porto, direitos de exploração de ativos minerários em três projetos minerais localizados no Estado do Pará, com potencial importante de reservas de minério de ferro, a serem escoados pelo Porto”, explica a companhia em nota.
O primeiro projeto mineral a ser explorado pela JV Mineração está localizado próximo a Paraupebas (PA), na região de Carajás, conectado ao Porto pela estrada férrea de Carajás. “A exploração seguirá os mais altos padrões ambientais e de segurança, alinhados à estratégia de alocação sustentável de capital, suportada pelos princípios EESG do grupo Cosan”, afirma a empresa.
Juarez Saliba de Avelar será o CEO da nova companhia, enquanto Julio Fontana ocupará p cargo de conselheiro e consultor sênior.
Na avaliação da Ativa Investimentos, “ainda que a iniciativa possa trazer sinergias interessantes à operação da companhia sobretudo por possivelmente envolver a compra de um terminal logístico e fornecer uma interação com a operação de Rumo, nos mostramos reticentes a entrada da companhia em um setor emissor de carbono e de natureza extremamente cíclica.”
Cotação da Cosan (CSAN3) nesta segunda (23)
A ação da Cosan (CSAN3) encerrou o pregão de hoje em queda de 1,82%, valendo R$ 22,12.
(Com informações do Estadão Conteúdo)