A Cosan (CSAN3) informou em fato relevante que na última sexta-feira (5) seu conselho de administração aprovou um novo plano de recompra de ações ordinárias.
O plano de recompra de ações tem como objetivo adquirir ações da Cosan para manutenção em tesouraria, cancelamento ou alienação.
A previsão é de uma compra de no máximo 10 milhões de papéis, representativos de aproximadamente 3,35% do total de ações em circulação no mercado.
<div id=”60141a969004bb2e956386a8″ class=”op-interactive” data-title=”Quiz dos Investimentos” data-url=”https://sunoresearch289.outgrow.us/60141a969004bb2e956386a8?vHeight=1″ data-width=”100%”></div>
<script src=’//dyv6f9ner1ir9.cloudfront.net/assets/js/nloader.js’></script><script>initIframe(‘60141a969004bb2e956386a8’);</script>
No fato relevante divulgado nesta sexta, a Cosan salientou como as compras de ações serão realizadas na Bolsa de Valores de São Paulo (B3), a preço de mercado, em prazo de até 18 meses.
Cosan quer abrir o capital da Compass
O presidente Cosan, Luis Henrique Guimarães, afirmou em dezembro passado que pretende abrir o capital da Compass, braço da companhia para gás e energia, caso as condições de mercado estiverem favoráveis em 2021.
Em setembro, a Cosan tinha anunciado que não iria adiante na abertura de capital da subsidiária por conta do nível insatisfatório de demanda, mesmo com número de compradores suficiente para atender a oferta.
Na época, a empresa afirmou que a procura não garantia uma boa negociação do papel.
A Cosan pretende também listar suas subsidiárias Raízen e Moove, mas, para isso, terá de se acertar com a Shell, sócia na primeira empresa, e com o CVC Capital Partners, que tem parte na segunda.
Continua a disputa pela Gaspetro
O braço para gás e energia da Cosan, criado há menos de um ano, irá continuar na disputa pela compra da fatia de 51% da Petrobras (PETR4) na Gaspetro.
Recentemente, a estatal recusou uma oferta da Compass pela holding, que possui participação em 19 distribuidoras de gás e que foi responsável por entregar, em 2019, 29 milhões de metros cúbicos do produto diariamente.
Luis Henrique Guimarães explicou que está otimista com o Brasil em 2021, acreditando nas reformas administrativas e tributárias, e disse que a pandemia não mudou os planos, e que a empresa continua com grandes projetos à vista.
A Cosan espera também aumentar a produção de energia renováveis por parte da sua controlada Raízen Energia, voltada à produção de açúcar, etanol e geração de energia com biomassa.
O grupo espera que sua reorganização societária, anunciada ontem, esteja concluída no primeiro trimestre, a depender da assembleia de acionistas, que tem de aceitar as trocas de ações.
A Cosan divulgará seu balanço do quarto trimestre na próxima quinta-feira (11) após o fechamento do mercado.