O Conselho de Administração da Cosan (CSAN3) anunciou nesta terça-feira (14) pela manhã que fará uma alteração dentro da diretoria da companhia. A mudança de executivos é a maior na companhia desde 2009.
A proposta de sucessão do diretor presidente da Cosan (CSAN3), Luiz Henrique Guimarães, e do Diretor vice-presidente financeiro e de Relações com Investidores, Ricardo Lewin, foi aprovada.
Com a mudança, Guimarães, que já ocupava o cargo há 3 anos e meio, passará a se dedicar exclusivamente aos board das companhias Cosan (CSAN3), Moove, Compass e Vale (VALE3). Nesta última, a Cosan detém 4,9% do capital.
Já Lewin, na posição de CFO há dois anos, assumirá a vice-presidência de Portfólio e Desenvolvimento de Negócios, conforme o comunicado Fato Relevante publicado na Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
Quem é o novo presidente da Cosan (CSAN3)?
Com a troca, o atual presidente da Compass, Nelson Gomes assumirá o cargo de presidente da Cosan (CSAN3). Além disso, Gomes permanecerá no Conselho da Compass, e será indicado nos próximos meses para os Conselhos da Raízen (RAIZ4), Moove e Rumo (RAIL3).
No lugar do vice-presidente, o atual Diretor de Estratégia da Cosan, Rodrigo Araújo, ocupará a posição de vice-presidente financeiro e de Relações com Investidores. Anteriormente, ele foi CFO da Petrobras (PETR4) e se juntou à holding há cerca de um mês.
As mudanças serão efetivas a partir do dia 1º de janeiro de 2024.
Os diretores da Cosan (CSAN3), holding de Rubens Ometto, se colocaram à disposição para mais esclarecimentos sobre a troca de posições presidenciais na próxima teleconferência de resultados que acontece nesta terça-feira (14), conforme informado no calendário corporativo.
Na segunda-feira (13), os papeis da Cosan fecharam o dia cotados a R$ 17,82,com uma valorização de 0,45% no dia. Nos últimos seis meses, as ações CSAN3 acumulam uma alta de 12,93% e, no ano, de 7,28% nos últimos 12 meses, com um dividend yield de 2,41% em 12 meses.
Cotação CSAN3