A Cosan (CSAN3), com a Cosan Logística (RLOG3) e a Cosan Limited (NYSE: CZZ), anunciou nesta quinta-feira (17) em fato relevante que o conselho de administração da companhia aprovou sua reorganização societária.
A Cosan anunciou que incorporará a Cosan Limited, holding do grupo responsável pela alocação de capital e gestão de ativos, e a Cosan Log, subsidiária da Cosan Limited e controladora da Rumo S.A.(RAIL3), empresa do setor de transporte ferroviário.
Ainda como parte da operação, a empresa está trabalhando na constituição de um American Depositary Shares (ADRs), a ser listado na NYSE, com a relação de um para um (cada ADR representando uma ação).
Entre os benefícios da operação, a Cosan defende que haverá um aumento de liquidez das ações da companhia, ao concentrar os free floats das três companhias.
Para a empresa, o processo facilitará também captações futuras de recursos, com um fluxo de caixa mais definido e também com mais garantias a oferecer.
Além disso, a empresa espera uma simplificação da estrutura do grupo, formado por holding única com cada negócio tendo autonomia, mas seguindo alinhamentos, o que deve ser também mais compreensível ao mercado.
O custo com a realização da operação deve ficar por volta de R$ 19 milhões, incluindo assessoria jurídica e financeira, avaliações e publicações. Ela deve, entretanto, destravar valor para o Grupo de forma imediata.
Cosan vinha em processo de reestruturação desde julho
O primeiro anúncio sobre a reorganização societária se deu em julho. No começo do mês de dezembro, a empresa e suas, agora, subsidiárias haviam avançado no trato da reorganização societária.
Na época, ficou definido a troca de 0,724072 ação da CZZ, listada na NYSE, por cada ação da Cosan. Já a incorporação da empresa de logística envolve a troca de 3,943112 ações da companhia por cada ação da sua nova controladora.