Coronavoucher: Procon-SP notifica PicPay após sumiço do dinheiro
O aplicativo de pagamentos, PicPay foi notificado pelo Procon-SP, que pede explicações sobre problemas relatados pelos usuários do app, relacionados a dificuldades com estorno de operações, transferências, e impossibilidade de acesso aos saldos. Na última semana, clientes usaram suas redes sociais para reclamar o sumiço de saldos oriundos do Auxílio emergencial, apelidado de coronavoucher.
Por sua vez, o PicPay respondeu ao Procon que o ocorrido é relacionado ao coronavoucher. Apesar disso, o órgão de defesa do consumidor declarou que a fintech não comprovou se o usuário é adequadamente informado sobre como usar os serviços do app.
“Não fica comprovado na resposta que orientações como o tempo limite do código da operação (que após 30 minutos pode ser considerado inválido), procedimentos que podem gerar bloqueios preventivos (até mesmo de consulta ao saldo) e regras de aporte foram devidamente informadas aos consumidores que fizeram uso do serviço. Além disso, o PicPay apontou a existência de problemas na validação das informações quando da utilização do cartão virtual e instabilidades no sistema”, apontou o órgão de defesa do consumidor.
O Procon também afirmou que os analistas estão apurando as possíveis irregularidades, e se foram comprovadas, a companhia pode receber uma multa.
Clientes do PicPay reclamam de sumiço de dinheiro do coronavoucher
Os clientes do PicPay relataram, na última terça-feira (7), que saldos oriundos do Auxílio Emergencial distribuídos pela Caixa Econômica Federal haviam desaparecidos das contas.
O PicPay explicou aos clientes que por causa da instabilidade do aplicativo do auxílio, Caixa TEM, “um pequeno percentual entre o app e plataforma não é concluído”.
“Nesses casos, o usuário deve fazer nova tentativa. Se a Caixa tiver debitado o valor utilizado para a transferência, o estorno deverá ser realizado pelo próprio banco”, informou a fintech.
Veja também: Coronavoucher: TCU nega pedido para interromper repasse de auxílio
A recomendação do PicPay é de que o cliente entre em contato com o atendimento da Caixa para contestar a perda do recurso ou a lentidão das transações. Além de uma nova tentativa de transferência.
Procurada pelo SUNO Notícias na época, a Caixa disse não detectou falhas nos sistemas do banco referentes à plataforma de pagamento do coronavoucher. “Apenas nesta quarta-feira (8), já foram realizados com sucesso mais de 1,6 milhão de transações com o cartão de débito virtual, e processados cerca de 6 milhões de boletos sem nenhum incidente no sistema de cobrança da Caixa”, disse a instituição em nota.