O Presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães informou que nesse sábado (2) o auxílio emergencial de R$ 600 para trabalhadores informais brasileiros, conhecido como coronavoucher, foi pago para mais de um milhão de beneficiários através do aplicativo disponibilizado pela instituição.
Além disso, Guimarães declarou que embora as filas nas agências físicas da Caixa estivessem longas mais uma vez, o banco conseguiu atender os beneficiários com mais rapidez, dispersando a multidão até o começo da tarde. Ele também salientou que os cadastros estavam sendo feitos nas filas a fim de diminuir o tempo que as pessoas precisassem ficar nas agências.
Segundo o presidente do banco, o aplicativo do auxílio emergencial é o mais baixado do mundo, visto que 74,3 milhões de downloads do app já foram computados. Ademais, Cerca de 50,2 milhões de cadastros para receber o auxílio já foram realizados.
Guimarães também informou que até hoje, já foram disponibilizados cerca de R$ 35 bilhões para o auxílio emergencial.
Segundo Guimarães, filas devido ao coronavoucher são inevitáveis
O economista declarou na última sexta-feira (1) através de uma videoconferência, que as filas para o pagamento do auxílio emergencial de R$ 600 são inevitáveis.
Guimarães informou que o governo já está buscando medidas para reduzir as aglomerações nas agências físicas do banco, mas que não há um plano para acabar com as aglomerações completamente. Ele também salientou que as filas se tornaram maiores quando o pagamento do Bolsa Família e do Coronavoucher aconteceram no mesmo dia.
De acordo com o presidente do banco, a quantidade de beneficiários sem conta bancária foi maior do que o esperado, a princípio. “Ouvimos muito que era uma parcela grande com conta. A grande maioria não tinha conta, e mesmo quem tinha conta tinha uma carência grande de informação”, informou ele.
Além disso, a Cielo (CIEL3) informou que adaptou algumas de suas maquininhas de cartão para que aceitem pagamentos feitos com o cartão de débito virtual do auxílio emergencial de R$ 600.
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Com a adaptação, as filas que estavam sendo formadas nas agências físicas da Caixa Econômica Federal, pelos beneficiários do coronavoucher, devem diminuir. Cerca de 80% dos usuários foram até o banco para sacar o benefício, já que não há um cartão físico para realizar o pagamento de contas.