O presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, anunciou no início dessa semana durante uma entrevista ao portal ‘InfoMoney’ que “centenas de milhares de contas” da poupança social digital foram bloqueadas por ‘suspeita de fraude’. A poupança social digital foi criada pelo banco para beneficiários do auxílio emergencial de R$ 600, apelidado de coronavoucher.
Guimarães destacou todas as contas suspensas, representam 5% do total de beneficiários do coronavoucher aprovados. O executivo ainda explicou que “todos os bloqueios são suspeita de fraude”, mas apontou que “nesse momento as pessoas podem pedir o desbloqueio”.
Com isso, o presidente do banco estatal afirmou que o beneficiário cuja conta foi bloqueada, precisa ir à uma agência da Caixa para desbloqueá-la. “Quando a pessoa vai à agência e mostra que é ela mesma, nós liberamos rapidamente. Se ela não for, ficará sim bloqueado, porque essa questão de fraude nesse momento de pandemia é inaceitável”, apontou ele.
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Procurado pelo SUNO Notícias, o banco afirmou em nota que “a fim de melhorar a jornada do cliente e mitigar filas, atualizou o processo de regularização cadastral, permitindo que grande parte dos usuários possam fazer, a partir desta quinta-feira (23), a atualização de cadastro por meio do CAIXA Tem, enviando a documentação solicitada, sem precisar ir a uma agência”.
Entretanto, explicou que “nos casos de recebimento da mensagem ‘é necessário regularizar o seu acesso. Procure uma agência, de acordo com o calendário abaixo’, os usuários devem seguir essa orientação, a fim de evitar busca massiva às agências e consequentes filas”.
Calendário para desbloqueio de contas com suspeita de fraude
Assim, os beneficiários que precisarem ir a uma agência física para resolver a situação da conta, devem seguir um calendário divulgado pelo próprio banco, que se baseia no mês de nascimento dos trabalhadores. Confira abaixo:
- Nascidos em janeiro, fevereiro e março: desbloqueio até 24/7
- Nascidos em abril e maio: desbloqueio de 27/7 até 31/7
- Nascidos em junho e julho: desbloqueio de 3/8 até 7/8
- Nascidos em agosto, setembro e outubro: desbloqueio de 10/8 até 14/8
- Nascidos em novembro e dezembro: desbloqueio de 17/8 até 21/8
Segurança no pagamento do Coronavoucher
Além disso a Caixa salientou que “atua de forma conjunta com os órgãos de segurança pública para mitigar riscos de fraudes e garantir nível adequado de segurança no pagamento do Auxílio Emergencial e demais benefícios sociais. Em ações preventivas de monitoramento, são realizados bloqueios de contas para a devida verificação de informações”.
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Por fim, o banco destacou que o aplicativo Caixa Tem, “possui múltiplos mecanismos integrados de segurança, mantendo-se inviolável e seguro. O baixo percentual de fraudes observado deve-se à engenharia social, em que são utilizadas informações, documentos e acessos dos próprios clientes”. O banco responsável pelo pagamento do coronavoucher ainda reforçou a recomendação de utilizar apenas os aplicativos oficiais da Caixa e jamais compartilhar informações pessoais.