O presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães informou que cerca de 14 milhões de trabalhadores informais poderão verificar, através do aplicativo, se o pedido para o auxílio emergencial, conhecido como coronavoucher, foi ou não aprovado, a partir das 21h de hoje. A informação foi divulgada nessa sexta-feira (15) durante uma coletiva de imprensa.
Segundo Guimarães, cerca de 8,3 milhões de brasileiros irão receber a primeira parcela do coronavoucher entre os dias 19 e 29 desse mês, ao passo que 5,7 milhões de trabalhadores tiveram o benefício negado.
O presidente do banco salientou que a Caixa poderá informar, aproximadamente, seis motivos diferentes para o benefício ter sido negado. Frente a isso, os solicitantes podem corrigir os possíveis erros e pedir o auxílio novamente.
Contudo, o calendário do pagamento da segunda parcela para esses beneficiários que ainda vão receber a primeira parcela do auxílio ainda será divulgado.
Processamentos pendentes
O presidente da Dataprev, Gustavo Canuto, salientou nessa sexta-feira que dos 5,7 milhões de processamentos pendentes,
- 1,5 milhão são de pedidos do auxílio feitos em abril;
- 4,2 milhões são de pedidos feitos esse mês.
Quanto as reclamações sobre o tempo que os cadastros levam para serem processados pela empresa, Canuto reforçou que cada cadastro tem “uma peculiaridade específica. Consultamos a Receita Federal, a Secretaria do Trabalho, o Poder Judiciário, entre outras”.
Calendário de pagamento da 2ª parcela do coronavoucher
O Governo Federal publicou, nesta sexta-feira, no Diário Oficial da União (DOU), o calendário da segunda parcela do auxílio emergencial, nome dado ao auxílio emergencial de R$ 600. O cronograma terá início na segunda-feira (18) e irá até o dia 13 de junho.
Saiba mais: Coronavoucher: Confira o calendário de pagamento da 2ª parcela do auxílio
Segundo informações do texto publicado pelo Ministério da Cidadania, os calendários da segunda parcela do coronavoucher são válidos para as pessoas que receberam a primeira parcela do auxílio até o dia 30 de abril. O valor será depositado em poupança social digital, conforme o mês de nascimento da pessoa, assim como foi feito no procedimento da primeira parcela.