Coronavírus: vacina começará a ser testada no Brasil em 20 de julho
O governador de São Paulo, João Doria (PSDB) informou nessa segunda-feira (6) que a candidata a vacina de coronavírus (Covid-19) que está sendo desenvolvida pela companhia biofarmacêutica chinesa, SinoVac, será testada no Brasil a partir do dia 20 de julho.
Os testes da vacina contarão com 9 mil voluntários em 12 centros de pesquisa em cinco estados brasileiros e no Distrito Federal. Os voluntários serão recrutados já na próxima segunda-feira (13), segundo Doria. Contudo, os participantes dos testes clínicos serão profissionais da saúde.
Além disso, os estudos serão liderados pelo Instituto Butantan. Com isso, caso o produto seja eficiente conta o novo vírus, o acordo entre a SinoVac e o instituto prevê a transferência de tecnologia para a produção local da vacina.
Vale destacar que a potencial vacina já está na fase 3, que é a última fase dos testes em humanos.
Moderna adia teste clinico final da vacina contra coronavírus
A empresa norte-americana de biotecnologia, Moderna (NASDAQ: MRNA), comunicou na última quinta-feira (2) que o teste clinico final da sua potencial vacina contra o novo coronavírus será adiado, possivelmente por algumas semanas.
A empresa, que está trabalhando em colaboração com o Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas dos Estados Unidos, deve iniciar a fase 3 do estudo com 30 mil participantes para a vacina candidata até o final de julho. A notícia levou as ações da empresa a alcançarem uma queda de 9,4% durante o pregão desta quinta-feira.
Veja também: Coronavírus: Brasil vai testar vacina desenvolvida por Oxford
No entanto, a empresa explicou que o atraso no teste clínico final da potencial vacina ocorreu devido às alterações ao plano original de teste que está fazendo, de acordo com ao jornal de saúde STAT News. Além disso, o jornal informou que não é claro por quanto tempo a data de início será adiada.