A Toyota informou nesta quarta-feira (26) que as operações de suas fábricas no Japão poderão ser afetadas por conta da epidemia de coronavírus (Covid-19).
De acordo com a Toyota, as operações no Japão poderão ser impactadas pela interrupção de fornecimento de peças na China. Algumas das unidades de produção da montadora japonesa no país asiático, que é o epicentro do coronavírus, estão fechadas por ordem de autoridades chinesas.
Além disso, segundo a maior montadora de veículos do mundo, as instalações que continuam operando enfrentam dificuldades para transportar os equipamentos.
A montadora informou que manterá a produção normalmente no Japão até a semana do dia 2 de março. A partir da semana da semana iniciada em 9 de março, as autoridades da empresa se reunirão para debater sobre como continuar operando no país.
“Estamos recebendo peças da China por enquanto, mas vamos avaliar a situação depois da semana de 2 de março”, afirmou um porta-voz da montadora japonesa.
Atualmente, a companhia conta com 16 fábricas no Japão. O país foi responsável por produzir quase 50% dos 10,7 milhões de veículos que foram vendidos pela montadora no ano passado.
Aumento do número de casos de coronavírus
O Ministério da Saúde confirmou nesta quarta-feira o primeiro caso de coronavírus no Brasil. O paciente, que reside em São Paulo, é um homem de 61 anos que viajou para Itália entre os dias 9 e 21 de fevereiro.
Segundo o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, 30 familiares do paciente estão em observação. Outros 20 pacientes seguem em investigação em todo o País.
Saiba mais: Coronavírus: mortos na China chegam a 2,7 mil e epidemia atinge novos países
Além disso, fora do Brasil, o governo da China confirmou mais 52 casos de morte ocasionadas pela doença. Dessa forma, somente no país asiático já foram registrados 2,71 mil mortos. No Japão, o número de casos confirmados é de 862. No Irã, 16 mortes pelo surto já foram registradas, sendo o maior número fora do território chinês.
O governo da Itália informou que o número de casos confirmados de coronavírus no país é de 323 pessoas. Até o momento, 11 mortes pela epidemia foram registradas em território italiano.