Em sua visita aos Estados Unidos, o presidente Jair Bolsonaro negou, nesta terça-feira (10), que exista uma crise no Brasil após o dia caótico no mercado financeiro que derrubou a Bolsa de Valores de São Paulo (B3). O mandatário disse que o coronavírus (Covid-19) está sendo ampliado pela grande mídia.
“Durante o ano que se passou, obviamente, tivemos momentos de crise. Muito do que tem ali é muito mais fantasia. A questão do coronavírus, que não é isso tudo que a grande mídia propaga”, afirmou o mandatário em Miami.
Ademais, Bolsonaro disse o mesmo sobre a queda nos preços do petróleo. “Alguns da imprensa conseguiram fazer de uma crise a queda do preço do petróleo, entendo que daria muito mais… é melhor cair 30% do que subir 30% do preço do petróleo. Mas isso não é crise”, continuou.
O presidente brasileiro falava em um evento para investidores organizado pelo Fórum das Américas, um think tank do empresário Mario Garnero, apoiado pela Confederação da Indústria.
“Obviamente, problemas na Bolsa, isso acontece esporadicamente. Como estamos vendo agora há pouco, as Bolsas que começam a abrir hoje já começam com sinais de recuperação”, disse o mandatário.
Coronavírus e Mercado Financeiro | Saiba quais oportunidades você pode estar perdendo
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, também tem minimizado os efeitos da epidemia. O mandatário afirma que a imprensa adota um tom alarmista e está inflando os dados sobre o coronavírus para prejudicá-lo.
Na última segunda-feira (9), Trump publicou em sua conta pessoal do Twitter uma comparação de dados da letalidade da gripe comum com o surto atual, com o intuito de conter a importância do assunto.
So last year 37,000 Americans died from the common Flu. It averages between 27,000 and 70,000 per year. Nothing is shut down, life & the economy go on. At this moment there are 546 confirmed cases of CoronaVirus, with 22 deaths. Think about that!
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) March 9, 2020
Na última segunda-feira, devido ao temor pelo coronavírus, seguido da queda abrupta do preço do petróleo, o Ibovespa caiu 12,17%, a 86.067,20 pontos, registrando a maior queda diária do século. Por volta das 10h32, o circuit breaker foi ativado e as negociações do maior índice acionário do Brasil foram paralisadas por 30 minutos. Isso não acontecia desde 2017.
Notícias Relacionadas