O Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou nessa segunda-feira (23) que os Jogos Olímpicos de Tóquio serão adiados por causa da pandemia do coronavírus.
Muitos eventos esportivos estão tendo suas datas alteradas em decorrência da crise do coronavírus, e pela primeira vez em 124 anos os Jogos Olímpicos terão que ser adiados. Dick Pound, membro COI informou que provavelmente os jogos ocorrerão em 2021.
Pound acrescentou que embora a decisão de adiar o evento seja verdadeira, ainda não há mais informações determinadas. Ele ainda salientou “os Jogos não vão começar no dia 24 de julho, pelo que eu sei”.
Saiba mais: Coronavírus e Mercado Financeiro | Saiba quais oportunidades você pode estar perdendo
Em um comunicado, o Comitê pediu um mês para avaliar as possibilidades. “Esta etapa permitirá uma melhor visibilidade do rápido desenvolvimento da situação da saúde em todo o mundo e no Japão. Servirá de base para a melhor decisão no interesse dos atletas e de todos os demais envolvidos” reiterou o COI.
“Nós vamos adiar e começar a procurar um acordo com todas as partes interessadas nessa decisão, que são de uma quantidade imensa” informou Pound.
OS Jogos não serão cancelados por causa do coronavírus
A COI reiterou que os Jogos não seriam cancelados, porém há uma dificuldade em encontrar uma nova data para o evento.
Entretanto, a Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF) se colocou a disposição para adiar seu campeonato marcado para o começo do segundo semestre de 2021 e dar lugar aos Jogos Olímpicos.
Em nota, a Associação informou: “a IAAF já esteve em discussão com o Comitê de Organização de Oregon 21 com relação à possibilidade de adiamento dos Jogos Olímpicos para o ano que vem, e eles por sua vez promoveram discussões com seus principais interessados e nos garantiram que irão trabalhar com todos os seus parceiros para garantir que Oregon esteja apta a receber o Campeonato Mundial de Atletismo nas datas alternativas que forem necessárias”.
Embora a decisão tenha sido divulgada nessa segunda-feira, algumas confederações olímpicas como a do Canadá, Austrália, Alemanha, Suíça, Brasil e Noruega já haviam informado que não concordavam com os jogos contemporâneos a pandemia do coronavírus.
Notícias Relacionadas