Coronavírus já infectou 150 mil pessoas no mundo
A epidemia de coronavírus (covid-19) já infectou 150 mil pessoas ao redor do mundo. Somente na China, 80,9 mil casos foram confirmados até este sábado (14).
No país asiático, o número de óbitos decorrentes do surto de coronavírus foi superior a 3,1 mil (excluindo as cidades autônimas de Hong Kong e Macau). A informação foi divulgada pelo Ministério da Saúde de Pequim.
Entretanto, as autoridades locais registraram uma melhora no cenário do contágio. Isso levou a uma flexibilização das restrições de movimento na província de Hubei, epicentro da epidemia.
Itália enfrenta o surto de coronavírus
A Itália, segundo país no mundo mais afetado pelo coronavírus depois da China, o número de contagiados superou os 17,6 mil. Os óbitos também já são mais de 1,2 mil.
Saiba mais: Coronavírus: Brasil confirma 98 casos e transmissão comunitária
Nas últimas 24 horas, 250 pessoas faleceram pela epidemia. O maior aumento diário registrado no planeta. Entretanto, o número de pacientes curados atualmente é de 1.439.
A Espanha também está vivendo um aumento do número de contagiados. No país europeu o surto levou o governo do socialista Pedro Sánchez a estudar um plano de restrições ao movimento dos cidadãos para conter o contágio. Um projeto de contenção do surto muito parecido com o italiano, que levou a interrupção de quase todas as atividades econômicas.
É muito provável que os espanhóis terão que estar em casa, podendo sair apenas para:
- comprar comida
- ir à farmácia
- ir para hospitais
Os trabalhos serão limitados aos serviços essenciais ou de transportes públicos, com a garantia das operações de ônibus, aviões, trens e embarcações.
O governo francês também orientou a população a sair de casa apenas nesses casos. O país tem cerca de 3,6 mil casos de coronavírus confirmados.
Brasil confirma 98 casos
O Ministério da Saúde anunciou na última sexta-feira o balanço de ocorrências confirmadas do novo coronavírus no Brasil. Até o momento, foram registrados 98 casos.
Segundo informações da pasta, houve um aumento de 12 casos de coronavírus no País. O Ministério da Saúde informou que já há ocorrências de transmissão comunitária na cidade de São Paulo e do Rio de Janeiro.
Transmissão comunitária significa que os novos casos não podem ter a trajetória traçada. A infecção é diferente, portanto, dos casos no Brasil que tiveram relação com viagens à Itália.
Estados Unidos declaram emergência nacional
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou na última sexta-feira (13) emergência nacional por causa do surto de coronavírus. A medida foi tomada com base na Lei Stafford, que permite que até US$ 50 bilhões (cerca de R$ 250 bilhões) sejam utilizados pelo governo federal para ajudar estados e autoridades locais para controlar a epidemia.
Em um pronunciamento televisivo, Trump pediu para que os hospitais acionem seus planos de emergência. Além disso, o mandatário prometeu assinar uma parceria com o setor privado para tentar conter a doença.
Coronavírus e Mercado Financeiro | Saiba quais oportunidades você pode estar perdendo
Nos EUA atualmente foram registrados cerca de 2 mil casos de coronavírus, com 47 mortes. Entretanto, o governo está preocupado pela rapidez de expansão do contágio.